SERRANOSSA.com.br

20H46 | Quarta-feira, 16 de agosto de 2017

20H46

Quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Publicidade
11.08.2017 | 15:37:33 Geral

Casa Geisel deve se tornar espaço cultural

A casa histórica e patrimônio cultural de Bento Gonçalves onde nasceu o ex-presidente do país Ernesto Geisel, que durante anos abrigou secretarias municipais, está sendo revitalizada para se tornar um espaço cultural em memória do líder. A obra é uma parceria entre o 6° Batalhão de Comunicações (BCOM), Hospital Tacchini e a Prefeitura de Bento Gonçalves. 

A reforma, que iniciou em junho deste ano, tem como objetivo deixar o espaço funcional. O telhado da residência já foi recuperado e, atualmente, está sendo efetuada a troca do assoalho. Em seguida será restaurado o forro, rede elétrica e executada a pintura da residência.

O 6° BCOM está empregando seu pessoal para efetuar a obra, enquanto o Hospital Tacchini doou todo o material necessário para a recuperação do telhado, retirado de casas demolidas. A Prefeitura é responsável pela confecção do projeto, acompanhamento da execução dos trabalhos e disponibilizará os materiais necessários para recuperação da rede elétrica, forro e pintura.

A restauração da casa faz parte do projeto “Criação da Casa Histórica Presidente Geisel”, viabilizada através de verbas federais por meio do 6° BCOM. O simbolismo que o local tem para o Exército justifica o empenho na revitalização.

De acordo com o coronel Lúcio Mauro Villote Moreira Guerra, a obra tem extrema importância para o Batalhão. “Recebemos a denominação histórica de "Batalhão Presidente Geisel" em fevereiro de 2016. E, dessa forma, estamos homenageando a figura do governante. A recuperação da residência e sua abertura como espaço cultural permitirá a divulgação de documentos e imagens do Presidente, além de trazer à memória o 1º Batalhão Ferroviário, o 6º Batalhão de Comunicações, o Marechal Rondon e o ex-pracinha bento-gonçalvense, Francisco Pértile”, ressalta.

A previsão para o término da obra é novembro deste ano, entregando para a comunidade um espaço cultural e garantindo a preservação deste patrimônio para o Município.

Casa Geisel

Conforme a historiadora Assunta De Paris, do Arquivo Histórico da Prefeitura, a moradia faz parte do patrimônio tombado do município, por ter abrigado um Presidente da República. A Casa foi construída no início de 1900 e possui estilo arquitetônico de fachada, sendo que somente a parte frontal da moradia possui detalhes barrocos, o restante foi construído em padrões normais, com predominância de estilo germânico.  A residência de alvenaria está localizada na rua Doutor José Mario Mônaco, em frente ao Hospital Tacchini.

Memórias de Geisel

Ernesto Beckmann Geisel foi o 21º presidente do Brasil. Nasceu em Bento Gonçalves, em 3 de agosto de 1907, mas teve o ano do seu nascimento alterado para 1908, para atingir a idade máxima para admissão no Colégio Militar em Porto Alegre. Tomou posse como presidente em março de 1974, aos 66 anos, durante o Regime Militar, após eleições indiretas. Em 15 de março de 1979, entregou o cargo para João Baptista Figueiredo. Faleceu no Rio de Janeiro, dia 12 de setembro de 1996, com 89 anos, vítima de câncer.

Foto: José Estefanon

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Tópicos Relacionados: casa geisel, patrimônio, revitalizacao

‹‹ voltar ver todas as notícias ››

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários deixados pelos leitores e adverte que o conteúdo pode ser reproduzido em reportagens. O teor das mensagens está sujeito a moderação.

Opine:

Edição 622
11.08.2017

Publicidade

Curta o SERRANOSSA

Serranossa

Rua 13 de Maio, 877, sala 602 | 6º andar do L'América Shopping
Bairro São Bento CEP 95703-154 | Bento Gonçalves - RS
(54) 3454-1015 | contato@serranossa.com.br

© 2016 serranossa.com.br Todos os direitos reservados