12ª edição da Tertúlia Mestre reúne mais de 700 alunos e celebra a cultura gaúcha

Entre os temas trabalhados em cada dança estiveram a história da formação do Estado, do município de Bento Gonçalves, além da escravidão no Sul do país, a imagem e representação do gaúcho, a literatura gaúcha, dentre outros

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

Na última sexta-feira, 16/09, os Festejos Farroupilhas de Bento Gonçalves receberam a 12ª edição da Tertúlia da Escola Estadual de Ensino Médio Mestre Santa Bárbara, no Ginásio de Municipal de Esportes. Neste ano, o projeto contou com recursos do Fundo Municipal de Cultura e fez parte da programação oficial dos Festejos Farroupilhas 2022.

O espetáculo, que une estudantes e professores na celebração das muitas culturas gaúchas presentes no Rio Grande do Sul, reuniu 25 turmas, com cerca de 700 alunos envolvidos. Entre os temas trabalhados em cada dança estiveram a história da formação do Estado, do município de Bento Gonçalves, além da escravidão no Sul do país, a imagem e representação do gaúcho, a literatura gaúcha, dentre outros.


Para a diretora do educandário, Margarida Mendes Protto, a 12ª edição da Tertúlia traz um sentimento de novidade e de boas energias para os estudantes. “A Tertúlia é não apenas manter viva a cultura do Estado, trazer ela para o ambiente escolar, mas também fazer uma discussão teórica e acadêmica sobre os temas e sua relação com as áreas de conhecimento escolares e ligadas ao Rio Grande do Sul. Nada melhor contemplar com o Fundo Municipal da Cultura, projetos que envolvam um grande número de participantes para toda a comunidade bento-gonçalvense”, afirmou.

Foto: Prefeitura de Bento Gonçalves

A secretária adjunta de Educação Adriana Razia celebrou a nova edição. “A realização de um evento que envolve a comunidade escolar, professores e familiares em um evento que enaltece a cultura e a educação”, disse. 

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira parabenizou os estudantes. “Família Mestre, parabéns por esse belo espetáculo, que integra os Festejos Farroupilhas. Hoje [16/09] é retomada uma tradição. A Tertúlia já faz parte da nossa cidade”.

Os Festejos Farroupilhas 2022 são uma realização da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG) e Prefeitura Municipal de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Cultura e conta com o apoio da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Brigada Militar e Sistema Fecomércio – Sesc de Bento Gonçalves. O patrocínio é de CORSAN – Evoluir nos define – Governo do Estado do Rio Grande do Sul.