1ª Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção de Bento auxilia na proteção do meio ambiente

Espaço localizado no bairro São Vendelino, próximo à Pipa Pórtico, recebe resíduos com o objetivo de destinar corretamente os entulhos gerados em obras públicas e privadas

Foto: Divulgação

Por muitos anos, o descarte de resíduos da construção e demolição foi tido como um dos principais problemas envolvendo a questão ambiental em Bento Gonçalves. Sem um local correto para encaminhar esses materiais, muitos acabavam sendo descartados em espaços inadequados, não licenciados, ou precisavam ser encaminhados para um aterro em Carlos Barbosa.

Foi pensando em resolver essa situação que surgiu a JN Ambiental, a 1° Usina de Reciclagem de Resíduos da Construção de Bento Gonçalves. Localizada próximo à BR-470, a 1,5 km da Pipa Pórtico, no na rua Arlindo Baccin, 881, bairro São Vendelino, a usina recebe resíduos classe A e B com o objetivo de destinar corretamente os entulhos gerados em obras públicas e privadas.

O espaço inaugurado em janeiro de 2020 recebe os materiais a partir do pagamento de uma taxa que varia de acordo com o tipo de resíduo e com a quantidade. No momento, a usina está trabalhando com o aterro e estoque de materiais classe A. A partir do ano que vem, entretanto, os resíduos classe A e B recebidos passarão por triagem, a fim de serem retiradas impurezas. Na sequência, serão britados para ser realizada a logística reversa, colocando o material novamente no mercado. A partir desse processo, serão comercializadas areia, brita e base, cumprindo as normas da ABNT NBR 15116. A empresa tem a missão de tornar o entulho, que antes era descartado e tratado como lixo, em agregado reciclado, sendo possível uma redução de custos em até 40% se comparado com o agregado natural.

A usina ainda conta com técnicos especializados, prontos para esclarecerem dúvidas e atenderem às necessidades de cada empresa. Desde sua abertura, tem parceria com diversas empresas no descarte correto dos resíduos, atendendo desde o pequeno até o grande gerador, entre eles empresas de terraplanagem, construtoras, transportadora de entulho e demolidoras.

O descarte irregular de entulho é crime previsto no Art. 54 da Lei 9.605/98. Dessa forma, além de auxiliar a tornar a cidade mais limpa e economicamente sustentável, as empresas ainda têm a garantia de estarem atuando dentro da legislação. “É nosso dever proteger nosso maior patrimônio, pois a nação que destrói a sua terra destrói a si mesma”, ressalta a equipe da empresa. Para mais informações, entre em contato através do telefone (54) 9 9953-7706 ou por e-mail: [email protected] e faça sua cotação.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.