24 crianças e adolescentes formarão primeira turma de bombeiros mirins em Bento

Jovens foram selecionados por sorteio na noite de quinta-feira, 03/02, durante cerimônia oficial de lançamento do projeto

Foto: Eduarda Bucco

Contribuir com a formação de cidadãos mais conscientes de suas responsabilidades para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Esse é o objetivo principal do projeto Bombeiro Mirim, que terá sua primeira edição neste ano em Bento Gonçalves. A construção da iniciativa se iniciou ainda em 2019, mas sua execução foi adiada por conta da pandemia. Na quinta-feira, 03/02, o Corpo de Bombeiros Militar de Bento apresentou oficialmente o projeto a autoridades, comunidade e imprensa, em cerimônia realizada na Casa das Artes. Na oportunidade, também foram selecionadas, por meio de sorteio, as 24 crianças e adolescentes de 9 a 12 anos que irão compor a primeira turma no município.

O projeto Bombeiro Mirim já é conhecido em outros municípios do Rio Grande do Sul, tendo destaque pela sua contribuição na formação social de jovens gaúchos. Em Bento, foram recebidas cerca de 70 inscrições no mês de janeiro. Durante a cerimônia de lançamento do projeto, autoridades presentes auxiliaram no sorteio de 12 meninos e 12 meninas para formar a primeira turma. As aulas terão início no dia 05/03, no Centro de Capacitação e Treinamento dos Bombeiros, no bairro Salgado.

Serão sete meses de aulas semanais, sempre aos sábados pela manhã, das 8h às 11h45. A formação contará com dez disciplinas, ministradas por bombeiros de forma gratuita. Entre os ensinamentos estará civismo, amor à pátria, noções de prevenção a acidentes e sinistros, atendimento pré-hospitalar, noções de busca e salvamento, prevenção e combate a incêndios, ações de defesa civil, exercício da cidadania, entre outros. A grade curricular também incluirá palestras com autoridades e profissionais da cidade. “O objetivo é abrir a visão de mundo deles, que muitas vezes fica limitada ao local onde eles vivem. Mostrar as diferentes oportunidades de trabalho, além de seus direitos e deveres, noções de disciplina e liderança”, cita o comandante da corporação, Major Márcio Müller Batista. “As crianças aprenderão como atuar diante de situações como hemorragias, paradas cardiorrespiratória e engasgos, por exemplo. Assim, poderão auxiliar nesse primeiro atendimento, na orientação à família e na manutenção da calma. Terão uma vivência de bombeiro mesmo”, complementa.

Todo o projeto será coordenado por bombeiros voluntários, que integram a corporação de Bento, mas que utilizarão de seus horários de folga para contribuir com a formação dos pequenos. São eles: major Márcio Müller Batista; sargento Pablo Guerra Maria; soldado Juliano Baigorra Ribeiro; soldado Pablo Lopes Moreira e soldado Bruna Roberta Toillier.

A ideia da corporação de Bento é disponibilizar ao menos uma turma anual. Neste primeiro ano, deverão ser investidos R$ 24 mil para execução do projeto, valor arrecadado por meio de doações e apoiadores. Quem quiser contribuir com a ação pode entrar em contato com a corporação pelo telefone (54) 3451-1133.

Confira a lista das crianças selecionadas por sorteio:

Meninas

  1. Briana Morin da Luz Brito
  2. Thalya Eduarda Dorneles Antunes
  3. Mariana Silveira Roman
  4. Elisa Bassani Dias
  5. Isadora Nunes Teixeira
  6. Rafaella Lazzarotto
  7. Anna Clara Ritter
  8. Hedyellen Maciel Madeira Legal
  9. Geórgia Arnort Kaezala
  10. Gabriele Dallarosa
  11. Anny Karoliny Ibenes Viviani
  12. Sthefany Alves do Nascimento

Meninos

  1. Jessé Guglielmin
  2. Marcos Guilherme Alberton
  3. Henrique dos Santos Frare
  4. João Tomasin De Toni Cardozo
  5. Isaak Lima Pavanelo
  6. João Ricardo Somensi
  7. Samuel Moraes da Silva
  8. Rafael Wellington de Deus da Silva
  9. Yann Marcos Gerasch da Luz
  10. Arthur Daniel Kritli Diniz
  11. Gustavo Mileski Franceschet
  12. Vitor Rodrigues Tonezer
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.