27/07, Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho

Nesta terça-feira, 27/07, é celebrado o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho. A data é um símbolo da luta dos trabalhadores brasileiros por melhorias nas condições de saúde e segurança no trabalho e se tornou oficial em 1972. Esse foi o passo inicial para que, a partir de 1977, fossem criadas as primeiras Normas Regulamentadoras do trabalho (Nrs).

O objetivo é de dar visibilidade ao problema e alertar a todos sobre a importância de práticas que promovam um ambiente de trabalho adequado, salubre e seguro, reduzindo assim o número de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Para auxiliar nas melhorias dos processos e ambientes de trabalho e também na reabilitação do servidor da prefeitura municipal de Bento Gonçalves, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) conta com profissionais à disposição dos servidores, oferecendo serviços de Medicina e Enfermagem do Trabalho, Segurança do Trabalho, Fisioterapia e Psicologia.

Para a coordenadora do SESMT, Jaicimara de Oliveira, "precisamos nos conscientizar de que é responsabilidade de todos, empregadores e trabalhadores, manter ambientes e processos de trabalho saudáveis e a participação dos trabalhadores é essencial para identificar as situações de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as consequências destes riscos sobre a sua saúde", disse. 

Orientações do SESMT para prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho:

– Usar corretamente os equipamentos de Proteção (EPI's).

– Comunicar situações de risco no trabalho ao SESMT para que sejam tomadas providências adequadas.

– Cuidar da postura corporal utilizada na execução das atividades.

– respeitar os próprios limites na execução das atividades. 

– não expor-se a atividades de risco sem estar devidamente capacitado.

– Não manter estoques de produtos químicos e inflamáveis em volumes além da quantidade necessária.

– Adotar a direção preventiva a fim de evitar acidentes de trânsito (de trajeto).

– Comunicar qualquer acidente de trabalho ao SESMT para que o setor possa intervir na recuperação do acidentado e na prevenção de novos casos.

– Comunicar qualquer sintoma físico ou mental relacionado ao trabalho ao SESMT.  

Informações: SESMT

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.