• Posto Ravanello
  • Debianchi
  • Envase
  • Naturepet Pharma
  • Vinícola Garibaldi

45 anos de Sindmóveis

  • Naturepet Pharma
  • Ótica Debianchi Lente em Dobro
  • Envase
  • Vinícola Garibaldi

História da entidade é permeada por ações que rompem fronteiras e colocam as indústrias locais no holofote mundial

Fundado em 1977, o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) completou 45 anos no último dia 20 de abril, com uma trajetória que rompe as fronteiras locais. Representando as 300 empresas do principal polo moveleiro do Brasil – composto pelos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza, na Serra gaúcha – a entidade conquistou relevância nacional e se tornou importante aliada à internacionalização das indústrias. Esse status é resultado de articulação política, ações estratégicas, confiança dos associados, equipe qualificada e trabalho voluntário das 18 diretorias que já passaram pelo sindicato.

Registro da inauguração da primeira sede. Foto: Divulgação Sindmóveis.

O atual presidente do Sindmóveis, Vinicius Benini, destaca que não existe zona de conforto para a entidade. “O mercado moveleiro é muito dinâmico, tanto nas questões econômicas quanto nos comportamentos e preferências dos consumidores. Por isso, há 45 anos entendemos que é preciso estar sempre em busca de insights e iniciativas que ajudem as empresas a se fortalecerem, seja com ações de qualificação, seja com projetos que ofereçam oportunidades de negócios e parcerias”, explica.

Vinícius Benini. Foto: Marines Kowalski.

O projeto mais antigo e robusto do sindicato é a Movelsul Brasil – principal feira de móveis da América Latina para lojistas e importadores, realizada em Bento Gonçalves. Inicialmente nomeada Mostra do Mobiliário, nasceu no mesmo ano em que a entidade foi fundada, com o objetivo de dar vitrine às indústrias locais. No decorrer das décadas, ganhou credibilidade e notoriedade internacional. “Foi um acontecimento que inovou toda a mentalidade da época no segmento moveleiro. A sequência da feira foi uma decorrência do sucesso na estreia e se mostrou fundamental, também, para o crescimento do setor”, avaliou o primeiro presidente do Sindmóveis, Elino Periolo, em depoimento concedido à entidade por ocasião de seus 40 anos. Sua última edição, em março de 2022 em conjunto com a Fimma (feira realizada pela Movergs), recebeu mais de 30 mil visitantes profissionais vindos de 41 países. A previsão é que a Movelsul gere quase 380 milhões de reais em negócios pelos próximos meses.

Movelsul Brasil 2018. Foto: Divulgação Sindmóveis.

Pilares do Sindmóveis

Além da Movelsul Brasil, que é sua grande ação comercial, o Sindmóveis tem design e exportações como pilares para o crescimento sustentável do setor. Realizado pela entidade desde 1988, o Prêmio Salão Design é a premiação brasileira do design de mobiliário, sendo vitrine para consagrar profissionais e descobrir novos talentos. Em 24 edições, já teve mais de 15 mil projetos inscritos e 425 premiados. Apoia, ainda, o Raiz Project, que promove mundialmente designers de móveis brasileiros.

Entendendo a relevância do mercado internacional como uma estratégia cada vez mais vantajosa, a entidade conta com equipe de Inteligência Comercial, Rodadas de Negócios Internacionais realizadas durante a Movelsul, qualificação para associados e o Orchestra Brasil – projeto de exportação de empresas brasileiras fornecedoras da indústria moveleira, mantido com apoio da Apex-Brasil. A fórmula vem dando certo: em 2021, os móveis produzidos no polo de Bento Gonçalves movimentaram US$ 75,1 milhões – volume mais expressivo desde 2009.

Estande do Prêmio Salão Design na Movelsul 2022 reuniu mais de 20 produtos. Foto: Augusto Tomasi

Orchestra Brasil

De relevância nacional (o projeto também auxilia empresas de fora do RS), o Orchestra já tem agenda de peso para 2022: de 10 a 13 de maio, levará 17 empresas à feira Interzum, em Bogotá, na Colômbia. Esse é o principal evento para indústrias fornecedoras do segmento de madeira e móveis na América, portanto, a aproximação com o mercado colombiano é estratégica para fomentar parcerias entre empresários dos dois países.

Orchestra Brasil. Foto: Divulgação Sindmóveis.

Podcast

O podcast Somos Móveis, disponível no Spotify, reúne episódios com diversos temas de interesse para os profissionais ligados a móveis, com pautas relevantes para arquitetos, designers, executivos, lojistas, entre outros.

Benefícios aos associados

Desde 2021 o Sindmóveis firmou uma parceria com a Serasa Experian para emissão de certificados digitais, permitindo que empresas e moradores de Bento Gonçalves e região emitam os documentos na sede da entidade (rua Luiz Avelino Zat, 95, bairro Fenavinho). Associados à entidade, bem como à Movergs, têm desconto de 20% para emitir ou renovar e-CNPJ, e-Simples, e-NFE, e-CPF, e-Jurídico e e-Saúde.

Quem são os diretores

Os diretores da atual gestão do Sindmóveis são: Alexandre Michelin (Bertolini); Cassiano De Paris (Perlare); Cleberton Ferri (Móveis Carraro); José Ferro (Grupo Unicasa); Letícia Farina (Villa Giardino Italínea); Luís Henrique Bortolini (Atual Estofados); Marlei Pena Vian (Grupo Todeschini) e Priscila Milesi Basso (Dalmóbile).

Posse da diretoria. Foto: Augusto Tomasi.

Conselheiros: Claudio Ramos (BRV Móveis); Edson Pelicioli (Ideias & Conceitos); Henrique Tecchio (Bentec); Marcelo Hefliger (PLAN35); Sérgio Dalla Costa (Motiva Móveis); Volnei Benini (BRV Móveis) e Rogério Francio (Pisani Plásticos).