A alegria revela o que há no coração

Todos somos convidados a viver na alegria e no amor. Muito embora todos nós tenhamos sentimentos de angústia e de frustração, porque a vida também é feita de perdas e ganhos. É importante que nós, a partir daquilo que vamos vivendo, nos percebamos como seres humanos e busquemos saber onde está a nossa alegria. Quais são os motivos para nossa alegria? A alegria tem um alto valor diagnóstico, pois revela aquilo que há no coração. O que é um diagnóstico? Quando um médico faz um diagnóstico, ele vai percebendo os motivos que nos levam a estar num estado saudável ou não. O diagnóstico revela o nosso estado de saúde e a alegria tem um alto valor de diagnóstico, pois revela aquilo que há no coração. Indica onde habita o seu coração, onde estão os motivos que te fazem feliz.

Se queres saber quem és, o que tens no coração, o que se tornou importante para ti, onde habita para ti o sentido da vida, interroga-te acerca de tuas alegrias, presentes e passadas. Observa o quanto estás contente, pergunta-te o que deve acontecer para que sejas feliz. Por isso, caro leitor, essa compreensão é muito importante. Eu, muitas vezes, pergunto às pessoas: “Quais os motivos que você tem para ser feliz? O que te deixa alegre?” Algumas pessoas não conseguem responder. Você, neste momento, pode se fazer essa pergunta. Se você consegue encontrar, e é importante encontrá-los, você vai sentir mais alegria. Normalmente, em alguns momentos, tem pessoas que criam um sentimento muito negativo a respeito de si mesmas e da sua vida. Isso faz com que elas não percebam mais os motivos que elas têm para ficarem contente e alegres. Isso vai diminuindo a vida.

É importante perguntar-se: eu tenho motivos para ser feliz? Certamente você tem. A alegria, quando ela é duradoura e profunda, revela que o caminho de busca do sentido está no rumo certo. A alegria também é um sinal que dá autenticidade ao caminho de crescimento que nós fomos buscando. Uma pessoa que busca crescer como ser humano, na relação com família e amigos, no seu relacionamento com Deus, manifesta uma alegria verdadeira, e a alegria é como que a síntese de tudo aquilo que a pessoa buscou. A alegria também vai revelando o grau da nossa maturidade psicológica, espiritual e humana. Por isso, viva com alegria. Busque em tudo motivos para ser alegre.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.