Aapecan irá inaugurar Casa de Apoio em Bento Gonçalves

No total serão 16 acomodações que estarão em operação, recebendo tanto usuários quanto seus acompanhantes que vêm a Bento para tratamento oncológico

Foto: Vinicius Mieznikowski

Novos sonhos e novos projetos. Assim é na vida e na Aapecan não é diferente, principalmente considerando sua trajetória de responsabilidade social. A entidade que completa 17 anos de atividades no Rio Grande do Sul em 2022 vai inaugurar no mês de maio (a partir da segunda quinzena) a sua 11ª Casa de Apoio (Serviço de Acolhimento Provisório), que visa dar conforto e amparo para pessoas que vêm de outras cidades para Bento Gonçalves, a fim de realizar tratamento oncológico. No total serão 16 acomodações que estarão em operação, recebendo tanto usuários quanto seus acompanhantes. Além da hospedagem, os ocupantes do serviço também terão direito a quatro refeições no dia. O espaço vai contar, também, com sala de convivência, com lugar para grupos de apoio, oficinas de artes, espaço para palestras e ações da entidade.

Em Bento a Aapecan soma 16 anos de vida, sempre com diversas atividades realizadas, mobilizando a Capital do Vinho em vários eventos (Bingo Solidário. Feijoada Solidária, Brechós e eventos em praças), além de outras ações nos demais 42 municípios que fazem parte da área de abrangência da unidade.

A última grande conquista da Aapecan Bento foi em 2018, com a instalação do Banco de Perucas, numa parceria com a Ong Fio de Luz, de Belo Horizonte, Minas Gerais.

Para a coordenadora da Aapecan Bento, Tatiele Medeiros, a ampliação do atendimento da entidade no município é uma grande vitória para a associação: “uma conquista sem precedentes para toda a nossa equipe. Por mais de quatro anos estivemos procurando um espaço para que pudéssemos ampliar o atendimento da associação. Depois de muito insistirmos na busca de um lugar ideal para a instalação da Casa de Apoio, hoje estamos tornando nosso sonho realidade. Todos os espaços estão sendo feitos com muito amor e carinho, para proporcionar o melhor conforto para quem precisa de nossa ajuda. Vale salientar aqui também toda a atenção que as pessoas vão ter da nossa equipe técnica”, ressalta a coordenadora.

Segundo a assistente social da Aapecan Bento, Raiama Balestra, o serviço de acolhimento institucional provisório faz parte da proteção social, garantindo “moradia, alimentação e higienização”. “O usuário e seus familiares terão acompanhamento da equipe técnica diariamente, quando poderão ter atendimento individualizado com o Serviço Social e Psicologia, e também estarão inseridos nas atividades da casa: grupos de artesanato, oficinas de culinária, palestras e outras atividades. O principal objetivo é garantir a todos usuários seus direitos de forma humanizada, comprometendo-se com a qualidade do atendimento prestado”, comenta.

A comunidade pode auxiliar com a doação de colchões, roupas de cama e cadeiras em bom estado, para compor as instalações da Casa de Apoio. A inauguração está prevista para o dia 12/05. O espaço está localizado na rua Avaí, número 89, bairro Maria Goretti.

Para mais informações, é possível contatar a entidade pelo telefone (54) 3055-9400, ou pelo site www.aapecan.com.br.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.