Abepan mobilizada na Semana do Meio Ambiente

A Semana do Meio Ambiente, realizada de 30 de maio a 05 de junho, em Bento Gonçalves contemplou palestras, visitações, distribuição e plantio de mudas. Frente às iniciativas, estava a Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural (Abepan), que promoveu e participou de uma série de ações, buscando, primordialmente, conscientizar à comunidade quanto à sustentabilidade e ao consumo inteligente, despertando a consciência ambiental de forma veemente. 

Agentes da Natureza

Na manhã de segunda-feira, dia 30, carteirinhas de Agentes da Natureza foram entregues para estudantes de 2ª a 8ª série do Colégio Sagrado Coração de Jesus. A ação é decorrente do ciclo de palestras sob a pauta “Meio Ambiente e Cidadania”, contemplada no projeto Beija-Flor, Meio Ambiente na Escola, na qual os alunos participaram na primeira semana do mês de março. A oportunidade contou com a presença do prefeito municipal Roberto Lunelli, e do representante Lions Clube Bento Gonçalves – Cidade do Vinho, Erni Luiz Antunes.

A diretora do Colégio, Irmã Maria do Socorro, atesta que esta ação fez parte do projeto “Coração Feliz”, desenvolvido por toda rede CIESC. “É tarefa da nossa escola e dos nossos alunos proteger e respeitar o meio ambiente. Este momento junto a Abepan é de riqueza, e garante que o conhecimento será perpetuado”, explica.

Visitações em viveiro de mudas e hortas ecológicas

Na manhã fria do dia 1º de junho, a Abepan conduziu três importantes visitações. A primeira ocorreu no distrito de São Pedro, na área de terras que em breve receberá um viveiro. Na ocasião, além de gestores da entidade, estiveram presentes dois grandes apoiadores, o empresário e Presidente da Fenavinho Brasil 2011 João Strapazzon e Paulo Fernando Oliveira, representante da empresa Concresul.

Em seguida, a entidade dirigiu-se a horta ecológica do Pelotão Curumim, no bairro São Roque. O sargento André de Oliveira enfatiza a expoente parceria com a Abepan. “Havíamos um terreno praticamente abandonado. Com incentivo da Associação, aproveitamos este espaço criando uma horta orgânica e, assim, podemos oferecer uma ocupação a mais aos 44 jovens que atendemos”, diz, acrescentando. “Todos consomem o que aqui é cultivado, e ainda tem a oportunidade de levar “kits” para casa”. Nesta mesma manhã, foi visitada também a horta da Escola Mestre Santa Bárbara. A diretora Margareth Egami diz que a responsabilidade de preservação deste espaço é do 3º ano do Ensino Médio, e a irrigação ocorre de forma alternativa. “As hortaliças são regadas exclusivamente com água das chuvas, através de sisterna mantida pela Abepan”

Plantios de mudas em empresas

Numa ação conjunta com a iniciativa privada, na sexta-feira, dia 3, a entidade cultivou mudas de plantas nas empresas Geremia Redutores, Bertolini S/A, Tecnovin do Brasil, Todeschini S/A e Farina S/A, conjugando progresso com sustentabilidade.

Campanha ‘Bairro que te quero verde’

No sábado, contemplando o projeto Bairro Que Te Quero Verde, foi realizada a distribuição de cerca de duas mil mudas de plantas nativas e frutíferas. Voluntários do Lions Clube Bento Gonçalves – Cidade do Vinho, colaboradores da empresa Geremia Redutores e gestores da Abepan percorreram a comunidade, oferecendo as plantinhas de porta em porta. Concomitantemente ao movimento, as entregas foram efetuadas também na sede da entidade. A distribuição das mudas incentiva o plantio de árvores, o que contribui para a neutralização do carbono na atmosfera. “É preciso encontrar-se para fazer a diferença. Por isso que os orientamos para construirmos um mundo ecologicamente mais digno”, destaca o presidente da Abepan, Luiz Augusto Signor. “A Semana do Meio Ambiente só veio a somar. Percebemos a consciência adotada e as mudanças ocorridas de alguns anos para cá, o que nos deixa bastante satisfeitos. Este resultado é fruto de muito trabalho”, finaliza.

As informações são da Abepan.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.