Adiles Rodrigues de Freitas recebe o título de Conselheiro Benemérito do MTG

Adiles e Álvaro Machado de Mesquita são os únicos da 11ª Região Tradicionalista representada no corpo administrativo do MTG e ambos são de Bento Gonçalves

Adiles acompanhado do secretário de Cultura de Bento, Evandro Soares. Foto: arquivo pessoal

No dia 27 de novembro de 2021 ocorreu na Assembleia Legislativa a 90ª Convenção Tradicionalista promovida pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). Na ocasião, o presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha (ABCTG), Adiles Rodrigues de Freitas, passou a integrar o rol de conselheiros beneméritos com a função de comandar e orientar a administração executiva do MTG do Conselho Diretor, de caráter permanente.

Com isso, Adiles junta-se a Álvaro Machado de Mesquita como os únicos da 11ª Região Tradicionalista (composta por 27 municípios e 64 CTGs) representada no corpo administrativo do MTG e ambos de Bento Gonçalves.

“Estou muito honrado com o reconhecimento, pois faço parte de um seleto grupo de tradicionalistas dentro do Conselho Diretor. A partir do momento que o Movimento Tradicionalista se oficializou após a fundação do 35 CTG, em Porto Alegre, em 1948, temos uma trajetória de compromisso com a cultura tradicionalista que se projeta nas 30 RTs no Rio Grande do Sul, com uma média de 1600 entidades afiliadas ao MTG. Será uma felicidade muito grande poder acompanhar o crescimento e a preservação da nossa cultura maior que é o Tradicionalismo”, destaca Adiles.

O secretário de Cultura, presidente da Fundação Casa das Artes, vice-presidente do Conselho de Povos de Matrizes Africanas, presidente do Conselho dos Dirigentes de Cultura da FAMURS (Codic/FAMURS) e presidente do CODIC/AMESNE, Evandro Vinicius Manes Soares, ressalta que “ a distinção ao Adiles Rodrigues de Freitas expressa um homem profundamente comprometido com a causa tradicionalista. Sua trajetória o coloca como um dos grandes representantes do Rio Grande do Sul, pelos serviços prestados ao Movimento e por se preocupar em manter viva e sempre presente o Tradicionalismo nos corações e nas almas gaúchas”.

Fotos: arquivo pessoal

Adiles Rodrigues de Freitas

Em 1978 fundou o CTG Herança de Bravos de Bento Gonçalves, do qual foi patrão por vários anos. É sócio jubilado CTG Laço Velho e sócio benemérito dos CTGs Gaudério Serrano, Laços da Amizade e Alvorada Gaúcha todos de Bento Gonçalves. Atuou como Coordenador Regional da 11ª Região Tradicionalista do Movimento Tradicionalista Gaúcho – MTG no período de 1998 a 2001, exerceu o cargo de Conselheiro Titular do MTG de 2008 a 2016, durante 4 anos fez parte da junta fiscal do MTG, participou além disso do Conselho de Ética do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha – Enart por duas vezes.

Realizou o Primeiro Encontro de Invernadas do CTG Herança de Bravos, juntamente com os demais membros da diretoria, no Parque da Fenavinho, alguns anos depois fez parte da equipe principal da organização do Primeiro Rodeio Crioulo, em campo aberto, de Bento Gonçalves, em 198. Em 1999 foi fundador e eleito o 1º Presidente da Associação Bento-gonçalvense da Cultura Tradicionalista Gaúcha – ABCTG, permaneceu no cargo até 2011, atuou ainda como vice presidente da ABCTG e atualmente ocupa o cargo de presidente.

Efetuou conjuntamente com as demais comissões o 64º Congresso do MTG em Bento Gonçalves em 2016, como presidente da comissão executiva, e auxiliou na organização do 65º Congresso que também aconteceu em Bento, em 2017, neste mesmo ano foi o Gaúcho Homenageado dos Festejos Farroupilha de Bento Gonçalves.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.