Agência Batuca comemora 10 anos e se firma entre as maiores do Rio Grande do Sul

Com sedes em Bento Gonçalves e Porto Alegre, marca liderada por André Lima, Helena Ben e Pâmela Rosa integra o grupo Blo.co, que conta ainda com a Bumbo Criativo e a Tamborim. Holding detém as contas fixas das principais empresas do Estado

Foto: Eduardo Benini/Divulgação

A trajetória de uma década da gaúcha Batuca, com sedes em Bento Gonçalves e Porto Alegre, renderia um enredo de escola de samba. As várias frentes de trabalho, as entregas simultâneas de grandes projetos e a expansão da marca consolidam a agência entre as maiores do Rio Grande do Sul.

Fundada em julho de 2012, a empresa é responsável por grandes contas do Estado, como Randon, Vinícola Aurora, Unimed, Grendene, Italínea e Soprano, e neste ano já incorporou sete novos negócios ao portfólio de 19 clientes fixos: Grendha, Universidade de Caxias do Sul (UCS), Grupo Fleury, RAR, Randon Ventures, EOS e Aurora.

Liderada pelos publicitários Helena Ben (33 anos) e André Lima (33) e pela designer Pâmela Rosa (29), a Batuca é a agência mãe da holding Blo.co, criada em 2021 para administrar as outras marcas de comunicação do grupo: a agência Bumbo Criativo, em Caxias do Sul, e a produtora de audiovisual Tamborim Filmes, em Bento Gonçalves, que contam com outros dois sócios além do trio.

Atualmente, Helena é a responsável pela direção geral da Batuca, posto que assumiu em abril deste ano quando André passou atuar exclusivamente como CEO do Blo.co, enquanto Pâmela cuida da Direção de Núcleo.

“Comemorar esses 10 anos é uma realização. É celebrar também o nosso amadurecimento e solidificação no mercado. A Batuca cresceu muito nos últimos anos e consegue sustentar todo esse crescimento. Coroamos os nossos 10 anos conquistando novas marcas e também novos negócios dentro de grandes companhias que já atendemos. Entregamos trabalhos relevantes, bem estruturados, com grandes produções, com um olhar 360°. Nos preparamos muito para crescer com uma cultura organizacional bem estabelecida na gestão, nos processos e nos projetos”, avalia a diretora Helena Ben. 

Recentemente, a Batuca colocou na rua as campanhas publicitárias de 50 anos da Unimed Nordeste, o reposicionamento de marca da Soprano, Campanha Empresas Randon 2022 e Vestibular 2022 da UCS.

Diversidade cultural e de gênero

A holding Blo.co conta com 122 colaboradores, sendo 57 deles na Batuca em Bento Gonçalves e outros 23 na filial da agência em Porto Alegre. A seleção dos funcionários tem como ideologia a diversidade cultural e de gênero e a equidade salarial entre eles. A agência também está em desenvolvimento para ampliar a pluralidade racial. Além de profissionais do Rio Grande do Sul, o time Batuca é composto por paulistas, catarinenses, paranaenses, pernambucanos e paraibanos. Outra curiosidade é que dos 10 cargos de liderança da Batuca, seis deles são ocupados por mulheres.

“A Batuca tem lideranças integradas e processos cada vez menos departamentalizados, que possibilitam uma visão mais ampla e qualificada para os projetos e a melhora do fluxo. Buscamos sempre promover o crescimento do time, com cursos externos, realizando palestras para aprendizado com a própria equipe, desenvolvendo lideranças e possibilitando que carreiras sejam construídas internamente”, pontua a diretora de Núcleo, Pâmela Rosa, que iniciou como colaboradora da Batuca e, desde 2019, integra o quadro societário do Blo.co, que tem a agência e as empresas Bumbo e Tamborim.

“A contratação de profissionais de outros estados foi uma necessidade que encontramos para sair do ambiente regionalizado, para abrir a mente engessada que muitas vezes encontrávamos no meio empresarial e nos aproximarmos mais do posicionamento do eixo Rio-São Paulo”, complementa o CEO do Blo.co, André Lima. 

R$ 140 deram início à Batuca

Quem enxerga hoje toda a grandiosidade da Batuca, nem imagina que a agência nasceu do sonho de dois estudantes de publicidade que investiram apenas R$ 140 para terem sua própria agência. Em 2008, os então jovens de 19 anos André Lima e Helena Ben resolveram empreender e criaram a Diga Comunicação. Para tirar o desejo do papel, cada um investiu R$ 70 para registrar o domínio do site e assinar uma revista da área da comunicação. Anos depois, a dupla se uniu a outros dois sócios (que hoje não integram mais o quadro) e fundaram, em 2012, a Batuca.

As empresas atendidas pela Batuca

Aurora (Vinícola Aurora, Keep Cooler e Conde de Foucauld)
Bettanin
Empresas Randon, Randon Consórcios
Randon Ventures
RAR
SLC Sementes
Unimed Nordeste
Gota Limpa
UCS
Bling
Italínea e Criare
Grendha e Azaleia
Saccaro
Cartago
Marcopolo (Volare, Neobus, Rail e Fly)
Soprano
Unicred Ponto Capital
Frigelar e EOS
Grupo Fleury (Serdil, Weinmann e A+)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.