Agosto Lilás: uma oportunidade de reforçar a luta pelo fim da violência contra as mulheres

Bento Gonçalves divulgou a programação oficial de palestras, encontros e demais atividades que serão realizadas pelos bairros

Foto: Lucas Marques/Arquivo SERRANOSSA

A secretaria de Esportes e Desenvolvimento Social (Sedes) de Bento Gonçalves, a Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi divulgaram a programação do “Agosto Lilás”. A iniciativa é um mecanismo do Poder Público para conscientizar a população no combate à violência contras às mulheres.

Neste ano, a programação conta com palestras, atividades na Via Del Vino e Planalto, Caravana da Mulher e Encontro do Comitê Intermunicipal, entre outras ações. As atividades na Via Del Vino e na Praça da Planalto têm como objetivo de orientar, distribuir materiais informativos, atendimento in loco e agendamentos. As palestras serão sobre a Rede de Proteção à Mulher, a qual conta com o projeto “Informação é prevenção”, da Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi. Os encontros são realizados em escolas, igrejas, associações, empresas.


“Nós entendemos que quanto mais a gente puder levar a informação para as mulheres de que existe uma rede de apoio e pode dar suporte para elas, mais se encorajam e denunciam. Isso a gente já comprovou. Diversas vezes, no dia seguinte às palestras, as mulheres nos procuram para fazer denúncia ou para vai até a delegacia fazer ocorrência”, relata a coordenadora da Coordenadoria da Mulher e do Centro Revivi, Patrícia Da Rold.

Ela também destaca que o trabalho de difusão da informação também é feito com homens, “pois eles têm dúvida sobre a Lei Maria da Penha, funcionamento da Lei, rede de proteção, porque muitos não têm ideia do que é uma violência. Muitos cresceram num ambiente machista, que vem de gerações. Eles acabam se comportando assim porque aprenderam desse jeito. Mas depois que a gente explica, eles começam a entender melhor.”

Caravana

A Caravana da Mulher foi criada em 2022, onde a equipe percorre diversos bairros do município, oportunizando o atendimento in loco pelas profissionais da área da Psicologia e Assistência Social, além da realização de agendamentos, orientação e distribuição de materiais informativos. A Caravana estará presente nos dias 07 de agosto no bairro Ouro Verde, 14 de agosto no bairro Municipal, 21 de agosto no bairro Cohab e 28 de agosto no bairro Eucaliptos. 

A importância do Agosto Lilás “vem reforçar e ampliar o diálogo sobre como enfrentar a violência contra a mulher. Diariamente estamos promovendo a difusão da boa informação e que ela possa encorajar as mulheres a saírem desta condição. A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi trabalham em várias frentes de atenção integral à mulher, pois, acima de tudo, é uma batalha de todos. E o Agosto Lilás traz essa mensagem de que a mulher não está sozinha, que ela vai encontrar o apoio necessário para sair do ciclo de violência”, salienta Patrícia.

O secretário-adjunto da Sedes, Wagner Dalla Valle, frisa que “é importante que tenhamos um mês dedicado à conscientização a violência contra mulher, mas é importante a gente ressaltar que o trabalho é feito diariamente pelas equipes da Assistência Social, e em especial pela Coordenadoria da Mulher e Centro Revivi com atuação na rede de proteção à mulher. A Coordenadoria da Mulher e o Centro Revivi são uma referência estadual no trabalho de combate à violência contra a mulher”, afirma.


A programação do Agosto Lilás é uma parceria entre o Gabinete da Primeira-dama, secretaria de Segurança, Polícia Civil, Brigada Militar (BM) e Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CONDIM). 

Programação

06/08 – Palestra Igreja Metodista – 18h

07/08 – Caravana da Mulher – bairro Ouro Verde – 14h às 16h

08/08 – Palestra SCFV Balão Mágico – 13h30


11/08 – Ação Via Del Vino – 09h às 16h

14/08 – Caravana da Mulher bairro Municipal – 14h às 16h

20/08 – Ação Planalto – 16h às 18h

21/08 – Caravana da Mulher bairro Cohab – 14h às 16h

24/08 – Evento Servidores Públicos – 14h às 16h

28/08 – Caravana da Mulher bairro Eucaliptos – 14h às 16h

29/08 – Encontro do Comitê Intermunicipal em Eldorado do Sul – 13h