Agricultores da região comemoram recuperação de reservatórios após longo período de chuvas

Somente nestes primeiros dias de junho já choveu quase seis vezes mais que o registrado no mesmo período do ano passado. Em todo mês de maio, foram 295mm registrados em Bento

Foto: arquivo pessoal

Entre o ano passado e o início deste ano o Rio Grande do Sul enfrentou uma forte estiagem, em diversos municípios. Em janeiro, o governo federal reconheceu a situação de emergência de Bento Gonçalves, em função da seca que atingia a região. Segundo laudo da Emater na época, o prejuízo poderia chegar a R$ 37 milhões, com uma perda de 20 a 25% da produção.

Em abril, o cenário começou a apresentar melhoras. Mas foi em maio que os agricultores da região finalmente puderam respirar aliviados. Os quase 300mm registrados em todo o mês somente em Bento Gonçalves auxiliaram na recuperação dos reservatórios, desde nascentes, vertentes até poços artesianos, utilizados para uso doméstico.

Neste mês de junho, o volume de chuva continua acima da média. Somente nesses primeiros dias do mês, de 01/06 a 07/06, foram registrados 80,2mm de chuva, conforme dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). O dado representa quase seis vezes mais do que a quantidade registrada no mesmo período do ano passado. “As chuvas nessa época são boas, porque estávamos precisando recuperar os lençóis freáticos que sentiram com o longo período de estiagem”, comenta o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Bento, Cedenir Postal.

Apesar dos pontos positivos, o excesso de chuva já vem trazendo alguns prejuízos – mínimos se considerados os benefícios. Ainda segundo Cedenir, algumas plantações de hortaliças, cultivadas a céu aberto, têm sofrido com o alto volume de chuva. “Também atrapalha o agricultor na hora de ir à lavoura trabalhar”, complementa.

O tecnólogo em Horticultura Genei Luis Bucco também explica que o excesso de água acaba retirando o oxigênio das plantas, que acabam parando de crescer. “Isso faz com que a planta não se desenvolva da forma correta. E também causa riscos de desmoronamento”, comenta.

Conforme o site Clima Tempo, deve voltar a chover na sexta-feira, 10/06, baixando as temperaturas no fim de semana. Para o sábado, a mínima prevista é de 1°C negativo em Bento Gonçalves. Após, a previsão é que o tempo permaneça seco pelos próximos dias.  

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.