Alexandre Postal presidirá o TCE-RS em 2022

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS) realizou na quarta-feira, 27/10, sessão Plenária Especial de Eleição da administração para o ano de 2022, indicando, por unanimidade, o conselheiro Alexandre Postal para presidir a Instituição. A posse ocorrerá na primeira quinzena de dezembro. 

A votação foi conduzida pelo corregedor-geral do Tribunal, conselheiro Marco Peixoto. Na ocasião, também foram eleitos o vice-presidente, Marco Peixoto; o 2º vice, Iradir Pietroski; o corregedor-geral, Renato Azeredo; e o ouvidor, Cezar Miola. Já a 1ª e a 2ª câmaras serão presididas pelos conselheiros Estilac Xavier e Algir Lorenzon, respectivamente.

A referida sessão do Pleno Especial de Eleição foi a primeira a ser realizada de forma híbrida – com a participação presencial e/ou virtual de membros e servidores do Tribunal –, após 19 meses de trabalhos acontecendo exclusivamente de maneira telepresencial, por conta da pandemia de Covid-19.

Em seu discurso, Alexandre Postal agradeceu aos seus pares pela oportunidade de presidir o Órgão de Controle e relembrou sua trajetória de participação vitoriosa em eleições: uma para prefeito de Guaporé, seis para deputado estadual, uma para a presidência da Assembleia Legislativa do Estado e três para a presidência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (UNALE). “Hoje, às vésperas de completar meus 60 anos de idade, chego ao honroso cargo de presidente do Tribunal de Contas do Estado. Procurarei dar o máximo para que possamos fazer uma boa gestão”, disse. Postal afirmou que pretende ser parceiro dos servidores, valorizando-os e dando-lhes oportunidades, e disse que pretende dar continuidade à gestão do colega Estilac Xavier, vislumbrando “o mundo novo que se avizinha depois do término desta pandemia”. Postal assegurou, também, que pretende trabalhar em harmonia com os demais Poderes e Órgãos do Estado.

O atual presidente da Instituição, conselheiro Estilac Xavier, agradeceu a acolhida e o apoio que teve dos demais colegas durante o período da sua presidência, e parabenizou o seu futuro sucessor, qualificando-o como uma pessoa experiente e sensível. “Espero que o senhor assuma a presidência desta Casa numa outra condição da sociedade, em que a pandemia já esteja controlada. O senhor receberá um Tribunal institucionalmente reformado e prestigiado frente às demais instituições, sem perder sua autonomia de agente de controle externo e fiscalizador”, afirmou.

O procurador-geral do Ministério Público de Contas, Geraldo da Camino, também parabenizou a eleição dos integrantes da próxima legislatura e disse acreditar que o conselheiro Alexandre Postal terá êxito no desafio de presidir a Corte de Contas. Dirigindo-se ao atual presidente do TCE-RS, Estilac Xavier, o procurador parabenizou-o por sua firmeza e serenidade à frente da Casa: “Cumprimentos pela sua gestão profícua e pela sua postura durante a maior crise que já vivenciamos”, registrou.

O procurador do Estado junto ao TCE-RS, Euzébio Ruschel, subscreveu as felicitações ao presidente eleito: “Essa eleição coroa toda a sua brilhante trajetória na administração pública e política do nosso Estado. O senhor tem competência, é uma pessoa leal e todos nós confiamos muito no seu trabalho”, garantiu. Ruschel também reservou elogios à gestão conduzida pelo conselheiro Estilac Xavier: “Vossa Excelência enfrentou uma pandemia durante o seu mandato como presidente e teve que fazer inúmeras adaptações. Foi guerreiro e nos conduziu com muita sabedoria e parcimônia. Nós todos lhe somos muito gratos por esse brilhante trabalho”, afirmou.

Os conselheiros Renato Azeredo, Marco Peixoto, Cezar Miola e Algir Lorenzon, e as conselheiras-substitutas Letícia Ayres Ramos e Ana Warpechowski também manifestaram cumprimentos ao atual e ao futuro presidentes da Casa. Também participaram da sessão de Eleição os conselheiros-substitutos Roberto Loureiro, Alexandre Mariotti, Heloísa Piccinini e Daniela Zago.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.