Aluno do Senac Bento celebra medalha de ouro em competição nacional

Fernando Belle Casagrande representará o Brasil no WorldSkills Shanghai 2022 – maior competição de educação profissional do mundo que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano

Quando ingressou no curso de Cabeleireiro do Senac Bento Gonçalves, com apenas 15 anos, Fernando Belle Casagrande sabia que queria atuar na área da Beleza, mas não imaginava que a formação o levaria para o outro lado do planeta, em uma disputa com os melhores de sua profissão no mundo. O jovem, agora com 21 anos, conquistou neste domingo (24) a medalha de ouro na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional, ocupação Cabeleireiro, garantindo a vaga para representar o Brasil na WorldSkills Shanghai 2022 – maior competição de educação profissional do mundo que acontece entre 12 e 17 de outubro do próximo ano.

Diretora do Senac Bento Gonçalves, Rosângela Jardim. Crédito: Caroline Grossini

As provas da etapa nacional foram realizadas entre os dias 20 e 23 deste mês, em Vitória, no Espírito Santo, e desafiaram os alunos do Senac de 10 estados (AM, CE, ES, MG, PB, PE, RJ, RS, SC e SE) a demonstrarem domínio técnico em procedimentos como cortes de cabelo masculino e feminino, coloração, penteado estilo passarela,  entre outros. Além do resultado final apresentado, os competidores foram avaliados por questões como organização dos processos de trabalho, atendimento ao cliente e atuação de acordo com as normas de segurança. Depois de mais de 2 anos de preparação e dos 4 dias de provas, Fernando comemora o resultado. “Ganhar a medalha de ouro foi incrível porque eu fiquei muito tempo me preparando para conseguir isso, era o que eu buscava. Vou continuar dando o meu melhor e representar o Brasil da melhor forma possível no mundial na China, em 2022”, afirma.

Mas o caminho até chegar a competição nacional foi longo para Fernando. Incentivado pela mãe, ele ingressou no curso de Cabeleireiro aos 15 anos no Senac Bento Gonçalves e, com 17, já estava na sua segunda formação na área – o curso de Barbeiro – quando foi convidado para participar da etapa regional das Competições Senac de Educação Profissional, em 2019. Lá, ele disputou o pódio com mais 10 alunos de escolas do Senac de todo o Estado e ficou em 2º lugar. Por regra da disputa, o 1° e o 2° colocados da etapa regional seguem treinando juntos, até uma prova de desempate para decidir quem representa o Estado na etapa nacional. Foi então, na prova de desempate realizada em setembro de 2020, que Fernando ficou à frente da aluna Anna Dumerque, do Senac Centro Histórico (Porto Alegre) e garantiu a única vaga de Cabeleireiro para representar o RS na disputa entre os melhores do Brasil. 

O bento-gonçalvense também atribui sua vitória aos docentes da escola e aos treinamentos ao lado de ex-competidoras do Senac-RS. “Minhas treinadoras, Bruna Rupolo, Vitória Guimarães e Daniela Mello, ex-competidoras que chegaram à Worldskills, tiveram muita importância na minha preparação. Sem o conhecimento delas, não seria possível. O Senac Bento Gonçalves também faz parte dessa conquista, especialmente as docentes Isadora e Rosângela e a diretora da escola, que acreditaram no meu potencial”, destaca ele. 

Senac Bento Gonçalves é única escola do RS com dois representantes na etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional

A etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional iniciou no dia 5 de outubro e segue até o dia 31, com disputas em 7 ocupações: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social (ocupação que reúne alunos do curso Técnico em Enfermagem), Estética e Bem-estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.

Além de Fernando na ocupação Cabeleireiro, a escola Senac Bento Gonçalves terá mais um aluno no torneio – o garçom Chrystian Paiva, que disputa as provas da ocupação Serviço de Restaurante entre 27 e 30 de outubro. Chrystian, assim como Fernando, também venceu a seletiva regional para representar o Rio Grande do Sul.

A diretora da escola, Rosangela de Souza Jardim, atribui a vitória de dois alunos na etapa regional e o ouro já conquistado na brasileira ao planejamento realizado pela escola, mas, principalmente, a toda a equipe que acreditou no potencial dos alunos, incentivando-os a participarem. “Para nossa escola e equipe, as competições são prioridade e ter dois representantes de Bento é consequência de um longo trabalho que iniciamos em 2015. Tenho muito amor pelo projeto, acredito nele e transmiti isso aos meus professores, que foram brilhantes e primordiais para essa conquista. O trabalho de equipe foi o que nos levou a termos um representante na disputa internacional”, declara.

Mas os benefícios de participar das Competições vão muito além da disputa e da medalha, segundo a diretora: “Acreditamos que as competições mudam a vida de nossos alunos. Além de ser uma experiência inesquecível, é uma oportunidade que temos de demonstrar a qualidade dos nossos cursos para a sociedade. Temos a convicção de termos, em nossa escola, os melhores docentes, pois é na sala de aula que o processo inicia. Além disso, o projeto das competições nos incentiva a buscarmos novas técnicas e nos desenvolvermos, pois simulamos situações reais e precisamos estarmos atentos às tendências de mercado que mudam o tempo todo”, conclui.

Sobre as Competições Senac de Educação Profissional

As Competições Senac de Educação Profissional são compostas por três etapas: escolar, regional e nacional. As etapas funcionam como uma seletiva, ou seja, os vencedores da etapa escolar encontram-se na estadual; os medalhistas da estadual representam o RS na etapa brasileira; os primeiros colocados em cada ocupação nesta etapa nacional representam o Brasil na WorldSkills, a maior competição de educação profissional do mundo.

A etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional 2021 reúne, neste ano, representantes de 21 estados que precisam apresentar suas competências em situações práticas do dia a dia de trabalho nas ocupações Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Florista, Recepção de Hotel e Serviço de Restaurante.

As provas das ocupações Recepção de Hotel e Cuidados de Saúde e Apoio Social acontecem a partir desta quarta-feira, 27 de outubro. Acompanhe ao vivo em http://es.senac.br/competicao/.

Resultado | Etapa nacional Competições Senac de Educação Profissional 2021

Cabeleireiro

1° lugar: Fernando Belle Casagrande (Senac-RS)

2º lugar: Byanca Gomes dos Santos (Senac-PE) e Júlio Hermes Souza de Moraes (Senac-ES)

3 lugar: Paulo Henrique de Sousa Alves (Senac-RJ)

Recepção de Hotel

1° lugar: Lucas Feliciano dos Santos (Senac-RJ)

2º lugar: Thais Rozales Ribeiro (Senac-RS)

3º lugar: Glauber Costa Lima (Senac-AL)

Cozinha

1° lugar: Vinicius Simões de Araújo (Senac-BA)

2° lugar: Thiago Padilha Bertuol (Senac-RS)

3° lugar: Caroline de Góis Stelma (Senac-PR)

Estética e Bem-estar

1° lugar: Eliza Vitória de Martin (Senac-ES)

2° lugar: Natécia da Silva (Senac-CE)

3° lugar: Amanda Bittencourt Ribeiro (Senac-RS)

Próximas provas Competições Senac de Educação Profissional

Semana 3 | Cuidados de Saúde e Apoio Social e Serviços de Restaurante

Provas: 27 a 30 de outubro

Premiação: 31 de outubro, 9h30

Estados participantes:

Cuidados de Saúde e Apoio Social: AP, DF, ES, MG, PA, PR, RS e SC

Serviços de Restaurante: BA, CE, ES, MA, MG, MS, PA, PB, PE, RS e SC

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.