Alunos participam de aula sobre compostagem

Nem o frio intenso da tarde da última segunda-feira, dia 04, impediu que 35 alunos das terceiras séries do Colégio Scalabriniano Nossa Senhora Medianeira assistissem com entusiasmo a palestra realizada pela Associação Bento-Gonçalvense de Proteção ao Ambiente Natural – ABEPAN, sob o tema “Compostagem”, pertencente ao projeto Lixo Que Alimenta.

Na ocasião, eles entenderam de forma atrativa e simplificada como criar um adubo saudável para a terra e de que forma isso beneficia o coletivo. O presidente da ABEPAN, Luiz Augusto Signor, ministrou a atividade, seguido de um pequeno vídeo explicativo. Após o breve encontro, os pequenos participaram de aula-prática, supervisionada por gestores da entidade e professores da escola.

Horta Ecológica 

Após a aula teórica, os alunos saíram a campo para criar um composto a partir de lixo orgânico. Sobre uma mesa foram dispostos restos não aproveitados de leguminosas misturados junto a outros materiais – folhas secas, borra de café, erva de chimarrão – para utilizá-los na horta. Sob a orientação de Signor e professores,  a cada 15 dias, as crianças irão revolver esta terra, otimizando o processo de adubagem. “Estamos incentivando-os a reutilizar o que antes era considerado lixo.

Este momento também faz parte do projeto “Meio Ambiente, Nosso Ambiente!”, desenvolvido desde o início do ano letivo pelas professoras Greice Moccelin e Teresinha Filippon, ambas responsáveis pelas turmas participantes do encontro. “Neste mesmo contexto, os pequenos estão ensaiando duas peças de teatro; uma delas sobre a profissão de lixeiro e a outra de engenheiro ambiental”, explica. Greice avalia a iniciativa como singela, mas com grande apelo ambiental. “Queremos conscientizar as crianças que devemos garantir um futuro sustentável. A ideia é também que todo o conhecimento adquirido seja compartilhado com a família e demais colegas, despertando em todos a importância da contribuição individual para o progresso do espaço utilizado por todos”, finaliza. Após torná-la fértil, nesta terra serão cultivadas mudas de hortaliças.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.