APAE comemora 50 anos de história

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) completa 50 anos em Bento Gonçalves no próximo dia 27 de agosto. A comemoração da data ocorre de forma simultânea à programação da Semana Nacional e Municipal da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltipla, de 21 a 28 de agosto. Também será realizado um jantar beneficente no dia 9 de setembro.

Por meio de uma equipe multidisciplinar, são oferecidos serviços às pessoas com deficiência intelectual e/ou múltipla nas áreas de assistência social, educação, saúde, prevenção, trabalho, profissionalização, defesa e garantia dos direitos, esporte, cultura, lazer, estudo e pesquisa, atendendo cerca de 200 pessoas mensalmente. De acordo com o presidente em exercício, Paulo César Ranzi, o sucesso da associação deve-se, em grande parte, ao comprometimento das pessoas que se engajaram na causa ao longo destes 50 anos. “Sempre tivemos pessoas muito dedicadas com a causa da Apae, para fazer com que as pessoas com deficiência tivessem um local de convivência”, comenta.

Além disso, os postos de direção são assumidos por técnicos, com experiência administrativa no setor privado, o que, para Ranzi, é fundamental para o equilíbrio das contas e faz com que a Apae do município seja um exemplo para as outras associações do Estado. Conforme o estatuto, 30% dos cargos são reservados aos pais dos alunos, o que permite a troca de informações e ajuda a projetar o trabalho a ser desenvolvido de forma mais eficaz.

Um dos serviços oferecidos é a Escola de Educação Especial Mundo Alegre. A diretora da escola, Bernardete Carraro Bertuol, explica que são cerca de 60 alunos, com turmas pequenas nas quais é possível direcionar as atividades conforme o grau de deficiência. Para sua manutenção, a associação recebe recursos estaduais e professores cedidos pelo município. A atuação da Apae também contempla um serviço de proteção social para pessoas que não se beneficiam da escolarização – geralmente mais velhas – com atividades até três vezes por semana. Além disso, há um centro clínico – conveniado pelo SUS – que atende pacientes encaminhados pelas unidades de saúde. A associação recebe ainda recursos do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica) para realização de oficinas esportivas e culturais.

Entretanto, conforme o presidente, boa parte do custeio dos serviços se dá graças às contribuições da comunidade – já que a associação não tem fonte de renda. Além das doações fixas, há uma equipe de telemarketing para captar novas doações. “É a soma de diversos pequenos valores”, explica.

História

A ideia da criação de um espaço para os deficientes do município surgiu no Rotary Club Bento Gonçalves. A associação foi fundada em 27 de agosto de 1966. Devido à falta de um estabelecimento próprio, o atendimento aos alunos foi iniciado na residência dos fundadores, auxiliados pelos demais pais e com o trabalho pedagógico de duas professoras, enquanto a sede própria fosse construída. Considerando o significativo número de pessoas com deficiência que procuravam a entidade e por acreditar nas possibilidades transformadoras da educação, a Apae criou a Escola de Educação Especial Mundo Alegre, em junho de 1968 – localizada na avenida Planalto, onde ainda funciona. Para atender à demanda, a estrutura foi ampliada por diversas vezes. Hoje a Apae possui uma área construída de 3.400m². O quadro funcional é composto por professores com especialização na área da deficiência intelectual, técnicos das diferentes áreas da saúde, pessoal de serviços administrativos e de apoio, além de voluntários da comunidade.

Programação

22 de agosto
Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e/ou Múltiplas, com entoação do Hino da Apae, no pátio da Escola de Educação Especial Mundo Alegre, às 8h e às 16h30.
23 de agosto
Visita de Cristo Rei e apresentação da ginástica rítmica, no hall de entrada da Escola de Educação Especial Mundo Alegre, às 14h30.
24 de agosto
Apresentação de ginástica rítmica, no Instituto Estadual de Educação Cecília Meireles, às 14h.
25 de agosto
Exposição de trabalhos da oficina “Fazendo Arte com a Mãe” e apresentação de ginástica rítmica no Galpão Crioulo da Apae, às 15h.
26 de agosto
Comemoração dos 50 anos da Apae, no refeitório da entidade, às 9h45 e às 15h30.
27 de agosto
Mateada de Integração, na Rua Coberta, às 14h.
9 de setembro
Jantar Beneficente em comemoração aos 50 anos da Apae de Bento Gonçalves, no Clube Corinthians, às 20h30.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.