Após desmaio, dom Adelar Baruffi passa por exames

Arcebispo de Cascavel atuou na Paróquia Santo Antônio, de Bento Gonçalves, entre os anos de 2012 e 2014 e auxiliou na formação religiosa e social de toda a região pastoral

Foto: Divulgação/Paróquia Santo Antônio

O arcebispo de Cascavel dom Adelar Baruffi, de 51 anos, que atuou como padre na Paróquia Santo Antônio entre os anos de 2012 e 2014, está internado após ter sofrido um desmaio no dia 07/11. As informações são da Arquidiocese de Cascavel. Depois de ser submetido a exames, foi descoberta uma lesão cerebral, a qual foi identificada como um tumor, mas ainda não é possível identificar se trata-se de um tumor maligno ou benigno. Para tanto, será realizada uma biópsia. A arquidiocese informou que será necessária uma cirurgia para coletar o material e, assim, ajudar na pressão que o cérebro está sofrendo. Após a biópsia, será possível determinar os caminhos a serem tomados para o tratamento. 

Natural de Coronel Pilar, dom Adelar atuou como coordenador da região pastoral de Bento, que envolve oito paróquias – as quatro do município, além de Pinto Bandeira, Monte Belo, Santa Tereza e Santa Bárbara. Ainda, foi coordenador do curso de teologia e bíblia, formação para leigos da região pastoral. Durante sua atuação na paróquia Santo Antônio, contribuiu com a instauração da Pastoral do Migrante – Casa Pão dos Pobres, que auxilia mensalmente centenas de famílias em vulnerabilidade social.

Ele havia saído da paróquia após ser nomeado bispo diocesano de Cruz Alta. Em setembro, foi nomeado arcebispo de Cascavel, após o antigo ocupante do cargo, dom Mauro Aparecido dos Santos, morrer vítima da COVID-19. A celebração de posse ocorreu no último dia 31 de outubro, na Catedral Nossa Senhora Aparecida.

Agora, a paróquia Santo Antônio pede orações da comunidade pela saúde do arcebispo. “Em comunhão com a família de dom Adelar, seus pais, irmãos e sobrinhos e com toda a Arquidiocese de Cascavel, rezamos ao Senhor para que sua saúde seja restabelecida do mais breve possível”, escreveu a paróquia.

*Notícia atualizada às 15h do dia 09/11

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.