Após mais de 11 horas de operação, onça-parda é resgatada em Vacaria

O animal silvestre estava em área urbana do município; ele será devolvido ao seu habitat natural

Fotos: 3º BABM

No início da tarde desta segunda-feira, 29/05, por volta das 14h25, a Brigada Militar (BM), através do 3º Batalhão Ambiental de Vacaria, foi acionada para verificar uma Onça-parda (Puma concolor), que estava em área urbana do município. Os moradores do bairro Jardim dos Pampas avistaram o felino em cima de uma árvore. A BM. por meio do 10° Batalhão de Polícia Militar (10° BPM), o 3º BABM e o Batalhão de Bombeiros Militar de Vacaria iniciaram o monitoramento do animal silvestre.

O local foi isolado e as equipes receberam o apoio da Guarda Municipal. No início da noite, um médico veterinário da Universidade de Caxias do Sul (UCS) chegou ao local para auxiliar no resgate, fazendo a contenção do animal com dardos de sedativos.


A RGE Energia esteve no local para desligar a energia elétrica, visto a proximidade dos fios da rede com a árvore que se encontrava o felino. Na madrugada desta terça-feira, 30/05, os policiais militares do 3º BABM dispararam os dardos tranquilizantes e as equipes resgataram o animal. A onça-parda foi atingida pelo sedativo, pulando em um galho que se quebrou, vindo a cair no chão . O felino ainda tentou correr, porém, as equipes lançaram redes e, com um cambão, fizeram a contenção do animal.

A onça-parda tem 27 kg e é um jovem macho. Ele foi encaminhado para a avaliação veterinária e, após, será solto em seu habitat natural.