Após notificação, Rinaldi afirma que está trabalhando para cumprir exigências

Em vistoria no dia 12/01, a FEPAM e o Policiamento Ambiental encontraram diversas irregularidades relativas a questões ambientais na empresa

Foto: Eduarda Bucco/SERRANOSSA

A Rinaldi Pneus informou ao jornal SERRANOSSA que está trabalhando para “atender às exigências” dos órgãos ambientais de Bento Gonçalves após denúncias recebidas no início deste mês de janeiro. No dia 09/01, um incidente com grande emissão de fumaça foi amplamente divulgado nas redes sociais por moradores do bairro Licorsul, onde a empresa está inserida. O caso chegou às autoridades, que realizaram vistoria no dia 12/01, contando com a presença da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM) e de uma guarnição do 3º Pelotão de Policiamento Ambiental. O objetivo era averiguar irregularidades quanto à emissão de poluentes em ar atmosférico, bem como o cumprimento das condicionantes da licença.

Na ocasião, foi constatado o descumprimento de exigências como o depósito irregular de material, “a céu aberto em contato direto com o solo”; o não repasse de informações ao órgão licenciador após o incidente da grande emissão de fumaça e a lavagem de peças fora da área de contenção, “contaminando o solo”. As informações foram registradas em boletim de ocorrência de Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) de Bento Gonçalves.

Além do episódio no início de janeiro, moradores têm feito denúncias sobre a empresa há anos, por conta dos resíduos eliminados diariamente, que acabam poluindo as residências nos arredores.

Na nota, além de afirmar que recebeu os apontamentos e já está trabalhando nas adequações exigidas, a empresa aproveitou para ressaltar sua importância no município. “A Rinaldi Pneus, empresa com 52 anos de história, emprega atualmente mais de 800 colaboradores”, destaca.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.