Após quase 30 anos de amor e dedicação, sargento se despede do Corpo de Bombeiros

Sargento Albino, da corporação de Bento Gonçalves, foi amplamente homenageado na segunda-feira, 28/03, durante seu último dia de serviço. Ele segue agora para a reserva do Corpo de Bombeiros

Fotos: arquivo pessoal

A segunda-feira, 28/03, foi marcada por uma série de homenagens e despedidas a José Albino Matos Oliveira, o sargento Albino. Desde 1993 atuando no Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, o profissional se despediu oficialmente da corporação para seguir à reserva remunerada. Foram quase 30 anos de muitos desafios, mas ao mesmo tempo de muito amor pela profissão que escolheu para a vida.

Além das despedidas no quartel dos bombeiros, na avenida Osvaldo Aranha, Albino foi conduzido por uma viatura da corporação até sua residência, como um ato simbólico de despedida e agradecimento. Viaturas dos Bombeiros percorreram as ruas da cidade com sirenes ligadas para homenagear o sargento.

Entre os momentos mais marcantes destacados por Albino durante sua trajetória esteve o salvamento de múltiplas vítimas de um acidente de trânsito. “Dentre essas vítimas, algumas com ferimentos graves, quando tivemos que tomar decisões rápidas e difíceis para salvar a vida dessas pessoas que gritavam por socorro”, recorda. “Destaco também a entrega do nosso CCT, Centro de Capacitação e Treinamento dos Bombeiros Militares da Serra, na qual participamos diretamente para que se tornasse realidade. A sua construção elevou o Corpo de Bombeiros Militar de Bento Gonçalves a tornar-se referência na formação de Bombeiros Militares no RS”, recorda.

Como marcas de longos anos de dedicação aos Bombeiros, Albino afirma que fica o sentimento de dever cumprido, “de deixar aos mais novos o legado de dedicação e de uma trajetória devoluta a ajudar e salvar, mesmo com o sacrifício da própria vida. Ter prestado ao longo da minha carreira um serviço dedicado ao próximo, pois ‘ser Bombeiro é muito além de uma profissão. É um vício, uma vocação, um estilo de vida’”, declara.

A partir de agora, Albino permanece em licença, até a publicação de sua aposentadoria no Diário Oficial do Estado. Desde já, planeja seu futuro: “pretendo dedicar a maior parte do meu tempo a minha família, minha esposa e meus quatro filhos, Nati, Matheus, Louize, Isabella e a pequena Alice. Mas continuarei de alguma forma ajudando a comunidade, pois uma vez Bombeiro, sempre Bombeiro”, afirma. “Aproveito para agradecer a Deus e a todos que me ajudaram nessa caminhada até aqui. Aos meus familiares, aos meus colegas de trabalho, aos amigos, aos meus comandantes, à comunidade de Bento Gonçalves e a vocês da imprensa que sempre me apoiaram. Meu muito obrigado”, finaliza.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.