Assinada ordem de início para revitalização da Via Gastronômica

A intervenção será realizada em etapas, tendo início na quadra da Praça Achyles Mincarone. A empresa responsável pela obra será a Cerâmica Taquari. O valor é de R$ 5.087.432,71

Imagem: Divulgação


Nesta quinta-feira, 02/06, foi assinada a ordem de início das obras de reestruturação da Via Gastronômica. O local abriga diversas possibilidades de lazer e cultura, que conta com Museu do Imigrante, Fundação Casa das Artes, Rua Coberta, hotéis, pousadas, mais de 40 empresas ligadas ao comércio e mais de 50 empreendimentos do setor de gastronomia.

A intervenção será realizada em etapas, tendo início na quadra da Praça Achyles Mincarone. A empresa responsável pela obra será a Cerâmica Taquari. O valor é de R$ 5.087.432,71.

Conforme a diretora adjunta do IPURB, Melissa Bertoletti será realizada drenagem, paginação de piso nas calçadas, iluminação em led, mobiliário e paisagismo. “Fizemos uma reunião prévia com os empreendedores e com as concessionárias, Corsan e RGE, para alinhar todo o início da obra. Ela vai ser feita por etapas, começando pela Igreja São Bento em diante. A ideia é ir quadra por quadra deixando sempre meia pista livre para o trânsito fluir. A gente sabe dos imprevistos que podem ocorrer, mas faz parte de toda grande obra”, disse.

Serão 52 bocas de lobo, 141 novos postes decorativos com iluminação, substituição de 28 braços e luminárias (led), e o passeio público será substituído 4.925m², pavimentação asfáltica em 5.420m² e sinalização, são 32 bancos, 32 lixeiras, 132 vasos decorativos, guarda-corpo nas esquinas e outras ações.

O projeto começou a ser idealizado ainda em 2006, com o Sindicato Empresarial de Gastronomia e Hotelaria Região Uva e Vinho (Segh). Na época, 09 empreendimentos integravam o local. “Estou emocionada com essa obra que é um grande ganho para cidade. É preciso agradecer a todos os envolvidos no projeto deste novo momento para a Rua Herny Hugo Dreher. Vai ter um resultado muito positivo para todos nós, para a comunidade. É qualidade para nós, para quem visita a cidade”, destacou a diretora do SEGH, Márcia Ferronato.

Na oportunidade, foi apresentada a nova marca “Via Gastrô”, resultado de uma ação coletiva entre empreendedores locais e o SEGH. O espaço será a sexta rota turística da cidade. “O resultado de um trabalho coletivo, que proporcionará a integração deste espaço como Via Gastrô, com uma identidade única. Também já anunciamos, que o tradicional Jantar Sob as Estrelas será realizado, no sábado, 11 de fevereiro de 2023”.

O prefeito Diogo Segabinazzi Siqueira ressaltou que “vamos fazer calçadas, paisagismo, iluminação, acessibilidade, pensando no cidadão, que ele consiga ficar mais tempo neste local. Que a própria rua também seja um atrativo turístico, de lazer, agregando aos restaurantes e empreendimentos existentes. Esse projeto foi estudado e reatualizado para chegar neste patamar, que hoje assinamos o inicio das obras. Eu realmente acredito que estamos proporcionando mais uma ferramenta para o nosso empreendedorismo, para o nosso turismo, para a nossa economia, para a nossa gastronomia. Uma obra pensada para o setor”, finaliza.

A obra também compreende nova tubulação da rede de esgoto, realocação dos containers de lixo, colocação de lâmpadas de led e pavimentação das vias paralelas, tirando o fluxo de caminhões da via principal.

As intervenções tem início na próxima segunda-feira, 06/06, a partir da Praça Achyles Mincarone, e pode haver interrupção no trânsito. O cronograma pode sofrer alterações devido às condições climáticas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.