Aveline recebe Selo ‘Professor Transformador’ por projeto desenvolvido durante a pandemia

Professora Eliana Passarin foi reconhecida pelo projeto “Diálogos da Pandemia”, desenvolvido durante as aulas de Geografia e Ensino Religioso

Foto: arquivo/SERRANOSSA

No início do mês de fevereiro, o Instituto Significare divulgou a lista dos semifinalistas da 2ª edição do Prêmio Professor Transformador. Entre os 350 projetos selecionados, dentro de 4 mil inscritos, está “Diálogos da Pandemia” desenvolvido nas aulas de Geografia e Ensino Religioso, ministrado pela professora do Ensino Médio, Eliana Passarin, na Escola Municipal de Ensino Médio Alfredo Aveline. Por conta disso, a professora recebeu o Selo Professor Transformador.

A organização do Significare parabenizou o projeto como de “Excelente prática cidadã e que aborda um problema contemporâneo. Ótimo trato pedagógico. Parabéns aos envolvidos!”.


A partir de agora, o projeto faz parte do banco de boas práticas na educação brasileira e será direcionado para a etapa final da premiação, quando serão selecionados três projetos de cada segmento da educação básica (Educação Infantil, Fundamental 1, Fundamental 2 e Ensino Médio). Esses participarão da grande final na Bett Brasil 2022, o maior evento da área da América Latina, de 10 a 13 de maio, em São Paulo.

Os temas debatidos foram alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e da Base Nacional Comum Curricular. Por meio de tecnologias da informação e comunicação, o encontro foi realizado com alunos do Mercosul debatendo os desafios e possibilidades da educação durante a pandemia, racismo, fake news, cultura de paz, sustentabilidade, cyberbullying e planejamento urbano. Os alunos puderam debater com convidados da cidade, do país e do exterior.

“Foi um momento muito importante para diminuir a distância transacional provocada pela pandemia e as aulas de forma remota. O feedeback que tivemos dos alunos foi o melhor possível. Agradeço a equipe diretiva da escola pelo apoio e incentivo para realizar os projetos e aos convidados que aceitaram o desafio de dialogar com nossos alunos, protagonistas principais deste projeto”, destaca a professora de geografia.