Banco de Sangue em Bento Gonçalves

Nos últimos dias, tem-se noticiado a falta de doadores e uma diminuição significativa nos estoques de bolsas de sangue nos hemocentros do Estado. Já era de conhecimento que o número de doadores não era o suficiente para abastecimento destes centros, e por isso campanhas incentivando a doação são noticiadas constantemente. Com a Pandemia, estes estoques reduziram ainda mais, muitas vezes pela insegurança de se deslocar até os pontos de coleta e o risco de contaminação.

Atualmente Bento Gonçalves não conta com um banco de sangue e isto tem levantado inúmeras discussões nos últimos dias. Hoje, na cidade, não há nenhum ponto de coleta para estas doações, e por determinação do Hemocentro de Caxias do Sul, todo sangue que vier a ser utilizado por pacientes do SUS, a reposição deve ocorrer diretamente no Hemocentro (Hemocs), inviabilizando e desestimulando a doação de sangue pela comunidade.

Mas sejamos sinceros, ter uma unidade de coleta e fracionamento de todo o sangue doado, não depende somente da vontade pública e/ou privada, depende principalmente da população, pois a justificativa e manutenção destes centros depende exclusivamente do volume de doações. Entendo que muitos vão discordar, por serem doadores, um gesto que salva milhares de vidas diariamente, porém conheço a rotina nestes bancos de sangue, pois atuei por um período nesta área durante uma de minhas formações e sei a dificuldade que é enfrentada diariamente para se ter um volume constante de doadores. Não é à toa que, quando o paciente utiliza destas bolsas, a família é orientada a conseguir um número significativo de possíveis doadores para repor o utilizado.

É importante discutirmos este tema e, por que não, unir munícipios vizinhos em prol desta causa, pois iria beneficiar a todos, facilitando inclusive a captação de novos doadores na comunidade local, já que a distância afastou muitos doadores deste ato tão nobre e importante. Atualmente, o Hospital Tacchini em parceria com a prefeitura de Bento Gonçalves, conforme divulgado em seu site, disponibiliza todos os sábados transporte gratuito até o Hemocentro regional de Caxias do Sul, para quem se disponibilizar a doar.

Portanto, fica registrado que verba para viabilizar este Centro em nosso município não seria difícil de aprovar, mas o que realmente tornaria o centro autossustentável seria o comprometimento de todos na busca de doadores justificando assim o seu funcionamento nesta região. Até lá, convide seu amigo e amiga e vá a Caxias do Sul contribuir para que inúmeras vidas possam ser salvas através do seu gesto.
 

Apoio:

 
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.