Banda Marcial de Bento Gonçalves inicia aulas práticas

Foi reativada, no fim do mês de abril, a Banda Marcial de Bento Gonçalves através da contratação do regente Alison Seben. Até o momento, a banda conta com 15 integrantes, inclusive com a figura líder da banda em marcha, a mor.

Foto: Jose Martim Estefanon/Divulgação Prefeitura

De acordo com Seben, os participantes estão evoluindo bastante. “Os primeiros ensaios foram aulas teóricas com questões rítmicas, como constituir uma banda, como tocar junto. Nós temos o naipe completo, no entanto isso não impede de termos mais pessoas para compor a Banda Marcial. O legal é termos mais, pois tradicionalmente as bandas marciais tem um número expressivo de integrantes”, destaca.

O secretário de Cultura, Evandro Soares, ressalta que a reativação da Banda Marcial era um antigo projeto da administração pública. “É um patrimônio cultural e artístico que expressa um sentimento cívico muito grande, pois também representa o nosso município em eventos externos”.

Os ensaios da Banda Marcial ocorrem duas vezes por semana: segundas e terças-feiras, à noite, das 20h às 22h. Para participar do grupo, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected] e ter mais de 12 anos. Não é necessário ter experiência prévia na área musical.

Entre as atividades que serão desenvolvidas junto à Banda Marcial, estão aulas de teoria musical, solfejo rítmico e melódico, aulas de percussão e de instrumentos de sopro. Um dos destaques é a formação do mor (figura-líder da banda em marcha), que trabalha marcialidade de corpo coregráfico, pelotão de bandeiras e balizas, entre outras atividades.

Banda Marcial

Uma Banda Marcial é um grupo de músicos de instrumentais que, geralmente, apresentam-se ao ar livre e incorporam movimentos corporais – algum tipo de marcha – à sua apresentação musical. Esses grupos costumam utilizar duas classes de instrumentos musicais: os metais e a percussão e sua música tem ritmo forte, adequado à marcha.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.