Bebês aprendem mais na companhia de um colega, diz estudo

Portal Minha Vida

A interação entre crianças é de extrema importância para que elas aprendam a interagir socialmente, respeitando o próximo. E agora, um estudo realizado pela Universidade de Connecticut revela que quando os pequenos ficam juntos, seus níveis de aprendizado ficam maiores do que quando estão sozinhos.

Bebês de nove meses participaram do estudo, que comprovou que a interação social auxilia principalmente no aprendizado on-line. Caso os pequenos não conheçam sua companhia, os níveis de absorção de conhecimento ficam ainda maiores.

Segundo Patricia Kuhl, autora do estudo, a novidade potencializa o aprendizado. "Uma das razões para aprendermos mais é ficarmos animados com aquilo. Interação social aumenta os níveis de animação e também nos proporciona mais informações e motivação para aprender", diz Patricia em entrevista ao “ScienceDaily”.

A atividade neural dos bebês quando estavam realizando o experimento indicava o desenvolvimento de uma maior maturidade auditiva, relacionada a um maior aprendizado dos sons.

Os cientistas reiteram que o aprendizado on-line não é um problema, mas, sim, a falta de interação que ele proporciona. Ter aulas presenciais é algo indispensável, entretanto, as aulas on-line podem ser igualmente efetivas caso os bebês estejam acompanhados.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.