Benefícios da farinha de banana verde para a saúde

Ganhando espaço nas prateleiras de lojas de produtos naturais, a farinha de banana verde é mais um aliado da alimentação saudável. Segundo o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, essa farinha é rica em amido resistente, um nutriente que é digerido no intestino delgado – e é nesse processo que reside boa parte dos benefícios desse produto. "Na banana verde encontramos de 55% a 93% de amido resistente entre o total de amidos da fruta, já o processo de amadurecimento faz com que ele seja convertido em açúcares, perdendo sua eficácia", diz. Conheça alguns dos benefícios da farinha de banana verde para a saúde e para a perda de peso. 

Controla e previne o diabetes

De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, a farinha de banana verde é uma aliada para pessoas com diabetes por ser um alimento de baixo índice glicêmico. Por conta disso, o organismo precisa liberar uma quantidade menor de insulina para que a glicose seja corretamente absorvida pelas células, contribuindo para a prevenção do diabetes e ajudando no controle da doença.

Melhora o trânsito intestinal e evita câncer

Pelo fato de ser digerido apenas no intestino delgado, o amido resistente da farinha é suscetível à fermentação pelas bactérias do cólon. Dessa forma, estimula o desenvolvimento da flora intestinal, melhorando o seu funcionamento, ajudando na digestão e prevenindo problemas como prisão de ventre. “Ao melhorar o funcionamento do intestino, também atuamos no tratamento e prevenção de quadros como diarreia e constipação, além de prevenir o desenvolvimento de doenças como o câncer”, afirma o nutricionista Israel. 

Dá saciedade

"Por atuar como uma fibra, o amido resistente atrasa o tempo de absorção dos nutrientes pelas células intestinais, o que traz uma maior sensação de saciedade e faz com que a pessoa coma menos", explica o nutricionista Ricardo Zanuto, de São Paulo. Para quem está de dieta, a farinha de banana pode ser uma aliada, já que essa saciedade adia a fome e evita os lanches fora de hora.

Reduz os níveis de colesterol

Muito do colesterol presente no corpo é produzido pelo próprio fígado, para ajudar na digestão de gorduras. "A farinha de banana verde reduz a produção de colesterol pelo fígado e ainda auxilia na sua eliminação, impedindo que ele se acumule no sangue, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares."

Como fazer

Para fazer a farinha, basta cortar a banana verde em rodelas finas e levar ao forno por volta de 30 minutos. Depois de secas, bata as rodelas no liquidificador. A quantidade de consumo recomendada é cerca de duas colheres (de sopa) por dia e você pode acrescentá-la a frutas, sucos ou iogurtes.

Fonte: Portal Minha Vida

Foto: seucorpoperfeito.com
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.