Bento fará testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites na sexta-feira e no sábado

A Secretaria da Saúde, por meio do Serviço de Atendimento Especializado e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), irão realizar nesta sexta-feira, 06/08, e sábado, 07/08, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C, na Via Del Vino, no centro de Bento Gonçalves.

A unidade móvel estará na frente da prefeitura das 9h às 16h na sexta e das 8h às 12h no sábado. É necessário apresentar documento com foto. 

Conforme a prefeitura, a ação integra a campanha de luta contra as hepatites virais. Considerada uma “doença silenciosa”, muitos casos acabam sendo diagnosticados ao acaso. Na região, a Hepatite B é endêmica, tendo maior incidência que as outras hepatites, por isso, o serviço atendimento especializado (SAE), vinculado a Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância a prevenção, assim como a investigação.

A hepatite causa uma inflamação do fígado. Pode ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser percebido: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjôo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.