Bento-gonçalvense ex-paratleta da seleção brasileira recorda sua trajetória no tênis de mesa

De 21 a 27 de agosto é celebrada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data é também especial para Bento Gonçalves, pois está sendo realizada a 9ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria de Esporte e Assistência Social (SEDES) e pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comudef). As celebrações iniciaram no último sábado e seguem até o próximo dia 28/08.

Neste ano a representatividade da pessoa com deficiência será ainda maior, já que nesta terça-feira, 24/08, iniciam os jogos Paralímpicos de Tóquio. Em Bento Gonçalves, a empolgação é grande por parte da ex-paratleta Rosângela Azevedo Dalcin, de 57 anos, que por mais de 10 anos representou a Seleção Brasileira de tênis de mesa. Neste período, jogou pelo Brasil em pelo menos seis competições Parapan-Americanos, sendo a última realizada em 2011 em Guadalajara, no México, quando conquistou, na modalidade Tênis de Mesa, a medalha de Bronze em Equipe, ao lado da atleta Luana Silva, de Niterói (Rio de Janeiro).


 

Foi em 1996 que Rosângela teve o primeiro contato com o esporte, enquanto participava de um congresso das pessoas com deficiência em Porto Alegre. Naquela oportunidade ela conheceu o Tênis de Mesa. Ao longo de 19 anos, participou de aproximadamente 70 campeonatos nacionais e internacionais, conquistando mais de 100 medalhas e alguns troféus.

“O meu sentimento é de dever cumprido, com a convicção de que representei de forma satisfatória Bento Gonçalves e o Brasil. Eu sempre treinei muito, buscando conhecimento e aperfeiçoamento. Durante esse tempo sempre dei o melhor de mim”, destaca.

Um dos momentos de maior emoção da vida de Rosângela, segundo ela, foi em 9 de junho de 2016, quando participou do revezamento da tocha olímpica em Bento. “Graças ao esporte tive a oportunidade de fazer parte do revezamento da tocha olímpica em Bento. Foram os 200 metros mais emocionantes da minha vida”, destaca.


 

Foi superando desafios e com dedicação que a ex-atleta conquistou medalhas e troféus. Para ela, a vontade de vencer no esporte e na vida fazem a diferença.

“No começo não é fácil, acho que hoje o esporte tem uma visibilidade maior da época que comecei. A pessoa tem que gostar do que faz e ir atrás, buscar, treinar, para chegar num nível bom. Sempre digo que o impossível reside nas mãos inertes daqueles que não tentam”, reflete.

O treinador de Rosângela

Uma das pessoas mais importantes na carreira da bento-gonçalvense foi o treinador Luciano Possamai, que por mais de 10 anos esteve ao lado de Rosângela.

“Minha experiência profissional no Tênis de Mesa paralímpico começou junto com a Rosângela, até a minha última convocação em 2019 no Parapan-Americano de Lima. Foi após um período de trabalho exclusivo com ela que comecei a ser convocado para fazer a função de staff da seleção brasileira. Em 2011 estivemos juntos nos jogos Parapan-Americanos do México”, recorda.

Possamai destaca sobre a importância de Rosângela em sua vida, a destacando como sendo um grande ser humano.

“A Rosângela primeiramente é uma irmã para mim, uma pessoa que criei um vínculo muito grande, inicialmente profissional e posteriormente para a vida. É uma pessoa muito guerreira, trabalhadora, ciente de seus objetivos, que não desiste nunca e com coração muito grande. Só tenho a agradecer a esse relacionamento construído através do esporte e que perdura até hoje”.

O Presidente do Comudef, Bruno Garim Soares, fala sobre Rosângela: “Hoje a Semana Municipal da Pessoa com Deficiência entra no clima das Paralimpíadas. Assim como nós ficamos sem a nossa habitual mateada devido a pandemia, as olimpíadas tiveram certas mudanças, já que estão acontecendo sem público. As Olimpíadas são um grande momento para Bento. Quem não lembra da nossa atleta paradesportiva, que conduziu a tocha olímpica em nossa cidade, a multicampeã, medalhista Parapan-Americana, que muito nos honra, Rosângela Dalcin”.

Fotos: arquivo pessoal

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.