Bento Gonçalves conta com Centro de Apoio Educacional Especializado

Por meio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a prefeitura de Bento Gonçalves implementou o Centro de Apoio Educacional Especializado (CMAEE). Localizado no Complexo Administrativo, o espaço conta uma equipe multidisciplinar para atender alunos que apresentam dificuldades nos seus processos de aprendizagem ou lacunas importantes no desenvolvimento das habilidades preditoras da alfabetização, letramento, criatividade e raciocínio lógico.

Incialmente os alunos que apresentam dificuldades de aprendizado são encaminhados pelas escolas da Rede Municipal e passam por um período de sondagem. Depois, os estudantes podem participar de três experiências distintas: a Oficina I – Alfabetização com o Método das Boquinhas; a Oficina II – Alfabetização com o Método das Boquinhas, letra cursiva e criatividade; e a Oficina III – Alfabetização e significação da aprendizagem: leitura, letramento, raciocínio lógico-matemático. O reforço tem duração entre oito semanas e três meses. 

Em tempos de pandemia da Covid-19, o CMAEE também precisou ser adaptado, cumprindo os protocolos vigentes ou indo até as escolas. É o caso das escolas municipais Maria Zambon Benini, no bairro Vila Nova; Félix Faccenda, do bairro Municipal; e EMEF Fenavinho. Segundo a Smed, o trabalho foi iniciado com essas três escolas seguindo critérios como capacidade de atendimento, demandas educativas e sociais.

A secretária de educação, Adriane Zorzi, destacou a importância da implementação do CMAEE. “É apenas o início de um sonho acalentado há muitos anos. Temos certeza que irá se ampliar para toda rede e também se consolidar como um aporte importante para atribuir significados ao ato de aprender sobretudo, com o olhar de quem acredita nas potencialidades dessas crianças", afirmou. 
 
Centro Municipal de Apoio Educacional especializado funciona conforme as seguintes normas:
•    O atendimento ocorre no turno inverso ao da escolarização regular.
•    Neste momento, devido às defasagens no ensino, por conta da pandemia, terão prioridade, os educandos dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
•    O público-alvo são estudantes da rede municipal de educação, com transtornos específicos de aprendizagem.
•    O encaminhamento será realizado pelas escolas municipais.
•    Após o preenchimento das vagas, haverá lista de espera.
•    Dias/Horários: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

Mais informações podem ser obtidas com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), na rua 10 de Novembro, 190, sala 9, ou pelo telefone 3055 7276  e e-mail [email protected] 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.