Bento Gonçalves inaugura Banco de materiais Ortopédicos 

Foi inaugurado na terça-feira, 05/10, o Banco de materiais Ortopédicos de Bento Gonçalves, localizado na rua Paolo Fenocchio, 16, loteamento San Marino. O serviço oferece materiais ortopédicos, usados ou novos, que auxiliam no tratamento ou na mobilidade de pessoas acometidas por algum tipo de deficiência física, contando com cadeiras de rodas adulto e infantil, de banho, andadores, muletas, botas ortopédicas e bengalas, entre outros. Além disso, o espaço possui uma oficina para conserto dos materiais.


 

A iniciativa foi coordenada pela secretaria municipal de Esportes e Desenvolvimento Social (SEDES) e o evento contou com a participação do prefeito Diogo Siqueira, vice-prefeito, Amarildo Lucatelli, secretários municipais e demais autoridades. Também estavam presentes o presidente do COMUDEF, Bruno Garin Soares, e representantes de entidades parceiras do projeto.


 

Na ocasião, a Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias realizou a entrega simbólica de uma cadeira de rodas ao projeto, foram doadas 50 cadeiras e 10 de banho. Foi feita também a doação de duas cadeiras para a Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), momento que representou a entrega dos equipamentos para a comunidade.

O secretário titular da SEDES, Eduardo Virissimo, destacou a importância do projeto diante da demanda existente no município. “Hoje tem mais de 100 pessoas de Bento ocupando algo que saiu do banco ortopédico, que era algo que a gente sonhava há bastante tempo. Esse é um espaço que fizemos com muito carinho, porque temos uma proposta gigantesca, que é de cuidar das pessoas. Essa é uma das nossas missões”. 


 

O projeto conta com a parceria do Rotary Club, do Lions Club, do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência (COMUDEF), e tem como apoiadores Associação Anjos Unidos, Associação de Deficientes Físicos de Bento Gonçalves (ADEF), Igreja Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias e a comunidade em geral.

Como funciona o serviço:
Os materiais são destinados exclusivamente a pacientes que residem em Bento Gonçalves encaminhados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O paciente deve procurar a Coordenadoria de Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência (CAISPEDE) junto à SEDES, na rua 10 de Novembro, 190, sala 2, Cidade Alta, de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia. Ao  concluir o tratamento, o material deve ser devolvido nas mesmas condições em que foi recebido para que possa ser emprestado a novos pacientes. O empréstimo de materiais é gratuito. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.