Bento Gonçalves recebe encontro inédito da Frente Parlamentar do Comércio

Deputados e senadores estarão na Capital do Vinho, durante a 1ª Convenção Estadual Lojista, no dia 24, para falar sobre reforma tributária

Presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner. – Foto: Marcelo Matusiak

Pela primeira vez, uma cidade do interior brasileiro sediará um encontro da Frente Parlamentar do Comércio, Serviços e Empreendedorismo (FCS). Em uma ação articulada pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul, deputados e senadores integrantes do grupo participam de uma audiência em Bento Gonçalves, na quinta-feira, 24/08, durante a realização da 1ª Convenção Estadual Lojista, no Dall’Onder Grande Hotel.

Os parlamentares foram convocados para abordar a reforma tributária, um tema caro não apenas ao varejo e aos setores produtivos, como para toda sociedade. Aprovado na Câmara dos Deputados, o texto tramita agora no Senado, onde também passará por dois turnos de votação. “A sociedade como um todo quer entender um pouco melhor o que vem da reforma tributária. Queremos trazer para ela, de forma aberta, o que temos no momento e o que vem pela frente, ao mesmo tempo que desejamos que ela entenda a importância da ação de entidades como a nossa, negociando com as autoridades, para que tudo ocorra da melhor forma”, diz o presidente da Federação Varejista do Rio Grande do Sul, Ivonei Pioner.


Na semana passada, ele esteve em Brasília participando de um evento sobre o tema e aproveitou para propor o encontro. Recebeu, do presidente da Frente Parlamentar no Senado, senador Efraim Filho, a aprovação para realizar a reunião na Serra Gaúcha – mesmo que ele não possa participar, em virtude de outros compromissos assumidos. “Esperamos reunir um grupo considerável de deputados e senadores”, projeta.

Além de ocorrer de modo inédito numa cidade do interior, uma outra particularidade faz parte do encontro.  A organização do evento espera a participação das três esferas do Legislativo, reunindo membros da Câmara dos Deputados, da Assembleia Legislativa e da Câmara de Vereadores. “Vai ser um fato único, agregando às circunstâncias de o evento ser realizado numa cidade do interior”, diz Pioner, lembrando que encontros assim fora das esferas do poder de Brasília só ocorreram em duas ocasiões, uma em Belo Horizonte e outra em Salvador.

Além de Efraim Filho, a FCS tem como presidente na Câmara dos Deputados o deputado federal Domingos Sávio. Ao todo, 207 parlamentares, sendo 183 deputados e 24 senadores, fazem parte da coalizão suprapartidária. O grupo foi criado para apoiar o comércio com políticas públicas que atendam a demandas como a simplificação da carga tributária e a desburocratização do ambiente de negócios.

Com o tema O Varejo que Conecta, a 1ª Convenção Estadual Lojista vai apresentar novas ferramentas para o varejo e debater os desafios do comércio. Para isso, conta com os painelistas Alexandre Pellaes, professor e colunista do UOL Economia, que abordará a temática “O varejo que conecta no trabalho”;. O CEO da Samba Tech, Gustavo Caetano, com o assunto “O varejo que conecta no digital”; a vencedora do Prêmio Mulher de Negócios Sebrae em 2011, Mazé Lima, com a pauta “O varejo que conecta no propósito”; e o professor, palestrante e filósofo Clóvis de Barros Filho, falando sobre “O varejo que conecta na vida”. A 1ª Convenção Estadual Lojista é realizada pela Federação Varejista do Rio Grande do Sul, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves. Programação completa: federacaovarejista.com.br/convencao-lojista.