Bento já realizou 365 procedimentos cirúrgicos de média complexidade via SUS em 2022

Os números são relacionados aos meses de janeiro a junho, sendo que, dos pacientes operados, 259 realizaram a cirurgia no Hospital Tacchini, e 106 foram feitos no Hospital São Pedro, de Garibaldi, entre abril e junho

Foto: Freepik

A prefeitura de Bento Gonçalves divulgou que já foram realizados 365 procedimentos cirúrgicos de média complexidade pelo Sistema Único de Saúde (SUS), em 2022. A fila de espera de cirurgias eletivas de média-complexidade que datava de 2016 avançou, e já estão sendo chamados os pacientes de 2018, a depender da especialidade.

Os números são relacionados aos meses de janeiro a junho, sendo que, dos pacientes operados, 259 realizaram a cirurgia no Hospital Tacchini, e 106 foram feitos no Hospital São Pedro, de Garibaldi, entre abril e junho. Atualmente, há, aproximadamente, 100 pacientes que já estão aptos (com exames pré-cirúrgicos prontos), para a realização dos procedimentos no Hospital São Pedro e São Carlos.

O setor de Cirurgias Eletivas segue entrando em contato com os pacientes para informar sobre a liberação de suas cirurgias. Estão contempladas as especialidades: cirurgia geral, ginecologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cirurgia plástica, proctologia, otorrinolaringologia, cirurgia torácica, urologia, vascular.

A meta é alcançar os pacientes que aguardam há mais tempo por uma cirurgia eletiva e reduzir a atual demanda reprimida, estimada em cerca 5 mil pessoas aproximadamente.

A secretária da Saúde, Tatiane Misturini Fiorio destaca que “estamos avançando rápido na realização das cirurgias, e, aos poucos vamos concluindo mais uma etapa, chamando pacientes que aguardavam desde 2018. É importante ressaltar que entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2022 as cirurgias eletivas estavam suspensas devido à pandemia pelo coronavírus”.

A secretária salienta ainda que “é extremamente positivo a ação que a prefeitura fez da compra de procedimentos de chamamento público, porque conseguimos praticamente em quatro meses reduzir em dois anos a fila de espera que estava represada. Nós continuamos em contato com hospitais e outras instituições para ampliar ainda mais o quantitativo, para que a fila siga andando rapidamente e atendendo os pacientes que estão aguardando a mais tempo”.

O chamamento público para instituições segue aberto e pode ser acessado no site https://bentogoncalves.atende.net/autoatendimento/#!/tipo/servico/valor/8/padrao/1/load/1

Bloco cirúrgico

Em paralelo seguem em andamento as obras do bloco cirúrgico, junto ao Complexo Hospitalar de Saúde. O espaço contará com 08 salas cirúrgicas, possibilitando procedimentos de média complexidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.