Bento na telona

Depois de um ano, o Bento Film Comission começa a colher resultados. Criado em 2010 com a proposta de estabelecer parcerias para receber equipes de filmagens e buscar recursos para produções cinematográficas, o grupo colocou o município em evidência ao trazer filmes como ‘O Céu Sobre Mim’, de Gian Vittorio Baldi, e ‘O Silêncio das Palavras’, de Laine Milan.

A comissão, que conta com apoio da Secretaria de Turismo, Bento Convention Bureau e Fundaparque, foi criada por decreto e proporciona consultoria sobre locações, além de apoiar em ações necessárias para as produções. A cidade também possui áreas cobertas que podem servir de locações de filmagens como o Parque de Eventos, que conta com pavilhões que somam 58 mil metros quadrados cobertos e climatizados.

De acordo com a secretária de turismo, Ivane Fávero, o Bento Film Comission facilita o trabalho das equipes ao buscar descontos em refeições e diárias, além de viabilizar locais e permissão para filmagens. “Almejamos ter um fundo para isso, mas vamos ter que aguardar”, afirma. Segundo a secretária, Bento Gonçalves só tem a ganhar com as filmagens. “A cidade ganha não só em atração de turistas, mas qualquer marca no mercado é fortalecida”, finaliza.

Incentivo

Ivane trabalha para a captação de recursos e conscientização dos empresários locais para incentivem os projetos. “Estamos começando a construir essa consciência, mas passamos por algumas dificuldades. É um trabalho para quebrar barreiras”, destaca.

O produtor João Roni Garcia, que está bem envolvido com a questão do Film Comission, afirma que a comissão está para o cinema e audiovisual, assim como o Convention Bureau está para os eventos. “É um espaço onde as pessoas podem trabalhar para atrair cinema e fotografia para a região. Uma forma de investimento que pode dar certo”, salienta.

Laine Milan, diretora do filme O Silêncio das Palavras, afirma que a indústria cinematográfica agrega e distribui renda para todos na cidade. “Assim como muitas coisas começaram a acontecer a partir do Festival de Cinema em Gramado, há muito para acontecer em Bento Gonçalves”, garante.

Josiane Ribeiro

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.