Bento tem representante no estadual de Boxe

O Boxe Olímpico ainda é pouco difundido em Bento Gonçalves, mas já começa a ganhar destaque em nível estadual. A academia Mano Boxe Olímpico, comandada pelo técnico, professor e atleta Carlos Eduardo Leitão, o Mano, tem um projeto a longo prazo para alavancar novos praticantes da modalidade em Bento Gonçalves.

A equipe da academia que estreou no estadual fez bonito na primeira etapa do Campeonato Gaúcho, que aconteceu na cidade de Canoas, no último domingo, dia 24. No total, dez atletas representaram o município e, em diferentes categorias, alcançaram a marca de 16 vitórias conquistadas.

Segundo Leitão, será a primeira competição estadual com duração de 11 meses. A boa notícia para este ano é que a Federação Gaúcha de Boxe vai brindar os atletas que não perderem nenhuma luta com o cinturão gaúcho. “Quem estiver com o cinturão assinará um termo técnico e o defenderá pelo período de um ano e meio. Isso vale para todas as equipes olímpicas de boxe filiadas à Federação Gaúcha de Boxe Olímpico, à Confederação Brasileira de Boxe ou à Associação Internacional de Boxe. É uma premiação somente para quem já está cadastrado na federação e cumpre todas essas normas do boxe olímpico”, explica o professor.

No mês de maio, deve ocorrer a definição de quem estará na final do estadual. “Estamos acreditando e torcendo que, com esse trabalho, nós vamos chegar ao título de campeão gaúcho. Nós estamos também concorrendo em uma seletiva para uma vaga na seleção brasileira. Dessa forma, tudo pode acontecer, podemos estar disputando uma Olímpiada ou até mesmo um Pan-Americano, e mais tarde o Brasil todo vai estar conhecendo os atletas da cidade”, projeta Mano.

A preparação da equipe para as competições começa na primeira semana de cada mês com um treinamento de aptidão física e de resistência; na segunda semana, acontecem somente trabalhos técnicos de movimentação e esquiva. “O pugilista precisa ter muita agilidade nas pernas, e nós estamos trabalhando nessa área com todos os nossos atletas”, acrescenta. Na terceira semana, as cobranças são maiores com relação à intensidade, principalmente nos treinamentos de sparring, que oferecem mais contato para os lutadores.

A próxima etapa do estadual de boxe acontece na cidade de Esteio, no dia 29 de fevereiro. Bento Gonçalves também receberá uma das etapas da competição, no dia 14 de maio. Os horários e valores de ingressos serão divulgados próximo da data do evento.

 

Novos talentos

O grande sonho do incentivador do esporte na cidade é o de levar o boxe às crianças e adolescentes carentes, e, assim, além de investir em crescimento social, projetar mais atletas que possam trazer títulos para Bento e região. O avanço do boxe olímpico em Bento e a formação de uma equipe maior para participar de competições, tanto estaduais quanto nacionais, é uma questão de tempo, segundo Mano. “Nós temos talentos enterrados aqui em Bento e queremos abrir espaço para todos. Nosso objetivo é formar uma grande equipe e, depois, impulsionar esses lutadores da cidade para representar o Rio Grande do Sul e o Brasil futuramente”, conclui o técnico.

 

Foto: Vinicius Mieznikowski

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.