Bento terá nove atletas participando do Campeonato Brasileiro de Downhill 2022

A competição será realizada em Simão Pereira, Minas Gerais, e terá uma equipe bento-gonçalvense preparada para os desafios

Foto: Acervo ADHV

Vai ter equipe de Bento Gonçalves participando do Campeonato Brasileiro de Downhill 2022. As atividades iniciam na sexta-feira, 29/07, em Simão Pereira, Minas Gerais.  No total, serão nove atletas da cidade competindo e representando a Associação Downhill do Vinho (ADHV), que tem participado anualmente do Campeonato Brasileiro, tendo diversos atletas campeões. Segundo Lucas Bertol, um dos participantes, que faz parte da categoria Elite, os treinos para a competição acontecem desde o início do ano, com uma preparação física e técnica intensa.

Bertol, que pratica Downhill desde 2006, busca o tetracampeonato na competição e vem preparado, mas mantém o pé no chão – ou no pedal. “O esporte às vezes é meio traiçoeiro. O cara pode estar andando bem e no dia da corrida não acordou bem, alguma coisa não deu certo e não vai para frente, então é tentar fazer o máximo para encaixar tudo. Tanto estar rápido na pista e em todos os outros detalhes e fazer o resultado vir por aí”, afirma.

Leonardo Becher, outro competidor da cidade, conquistou o Pan-Americano e o Campeonato Brasileiro em 2021 na categoria Júnior, mas, agora, faz sua estreia na categoria principal, sendo considerado como um dos favoritos ao título. Na Júnior, a ADHV irá participar com os atletas Pedro Bresolin, 4° colocado no Pan-Americano 2022, e Enzzo Panarotto, atual líder do Ranking Brasileiro. Pedro Rossoni e Agnes Coinaski disputam a prova na categoria Sub30. Daniel Dal Castel participa na Master B1, enquanto Gabriel Post na Juvenil.

Danilo Spader, piloto experiente de 70 anos e multicampeão, é o favorito na sua categoria. Praticante do downhill há mais 20 anos, já foi 28 vezes campeão gaúcho, 21 vezes campeão brasileiro, vice-campeão mundial e medalha de bronze em Pan-americano. “A equipe está bem preparada para todas as categorias”, reforça Bertol.

Segundo o atleta, o esporte é uma paixão e motivação diária. “O cara acorda pensando no esporte e é o que nos faz sermos melhores a cada dia. Na questão do treino, a gente vai evoluindo, vai melhorando e isso é bom para a vida”, pontua.

Para quem não sabe, o Downhill é uma modalidade do mountain bike que consiste em descer, com a maior velocidade possível, um percurso com diversos obstáculos e irregularidades ou uma montanha. Os trajetos de descida são bastante variados, mas sempre muito íngremes e costumam exigir bastante conhecimento e técnica do ciclista para passar ileso pelos diferentes obstáculos como pedras soltas, galhos de árvore, buracos, pontes, raízes e vários outros.

O campeonato pode ser acompanhado pela página no Instagram @adhvteam.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.