Bento termina 2022 com 549 doações de sangue ao Hemocs

A expectativa é que em 2023, novas edições do Dia D de Doação de Sague sejam realizadas

Foto: Alexandre Brusa/Hospital Tacchini

Bento Gonçalves encerrou 2022 com o saldo final de 549 doações de sangue ao Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs), resultado dos doadores encaminhados pelo Hospital Tacchini e também das coletas realizadas nas quatro edições do Dia D, realizadas durante o ano.

Entre as doações realizadas diretamente na sede do Hemocs, 179 foram realizadas de forma voluntária, a partir do agendamento realizado pelo Centro Transfusional do Hospital Tacchini. O número foi alavancado a partir da mobilização de grupos formados por agentes das forças de segurança do município, como bombeiros, Polícia Civil, 6º BCom, Polícia Militar e Departamento Municipal de Trânsito. Além dos voluntários, outros 78 doadores declararam estar repondo o estoque utilizado por algum paciente internado no hospital.


Entretanto, as quatro edições do Dia D foram responsáveis pela maior parte das doações realizadas. A primeira edição, realizada em março, registrou 79 doações. A segunda, em julho, foram 67 bolsas coletadas. Durante a 3ª edição, em setembro, 76 pessoas conseguiram doar. Já na edição de Natal do Dia D, realizado em dezembro, foram registradas 70 doações.

A expectativa é que em 2023, novas edições do evento sejam realizadas.