Bombeiros de Bento recebem força-tarefa para agilizar primeira análise de 589 PPCIs

Conforme anunciado pelo SERRANOSSA há cerca de um mês (clique aqui para conferir a reportagem completa), Bento Gonçalves recebe a partir desta segunda-feira, dia 12, uma força-tarefa da operação “Contagem Regressiva”, do Corpo de Bombeiros. Cinco oficiais foram cedidos pelos quartéis de Gramado, Canela, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Farroupilha para trabalharem exclusivamente na agilização da primeira análise de 589 Planos de Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio (PPCIs). Eles devem permanecer na cidade até a próxima sexta-feira, dia 16, quando será feito um levantamento sobre a necessidade de permanecerem ou não por mais uma semana. O objetivo é diminuir a espera da primeira análise de 210 para 90 dias.

A força-tarefa foi uma determinação do comando-geral dos Bombeiros para oferecer apoio à análise de projetos, atualmente um dos maiores problemas do 5º Batalhão de Bombeiros Militar (5º BBM), que atende 48 municípios. Na região, Caxias do Sul, Bento Gonçalves e Farroupilha eram as três cidades com o maior número de projetos parados. A fase 1 da Operação foi realizada em Porto Alegre, com foco em vistorias – por lá as análises levavam, em média, 240 dias e as inspeções, 150. A fase 2, em Caxias, atingiu a meta de reduzir o prazo de espera da primeira análise, que passou de 180 para 78 dias. O mesmo ocorreu em Farroupilha, onde havia 214 projetos atrasados e o tempo de espera passou de seis meses para menos de 30 dias. Agora, a força-tarefa busca fazer com que Bento Gonçalves também atinja esse patamar.

O comandante do 5º BBM, tenente-coronel Cleber Valinodo Pereira, e o comandante dos Bombeiros de Bento, major Sandro Carlos Gonçalves da Silva (foto), além do comandante dos Bombeiros de Farroupilha, tenente Aílton Bohn, detalharam a força-tarefa em coletiva realizada na manhã desta segunda-feira. Na edição do SERRANOSSA da próxima sexta-feira você confere mais informações.

Fotos: Greice Scotton

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.