Brigada Militar: soldados que realizam estágio supervisionado efetuam duas prisões

Os 30 novos soldados da Brigada Militar que desde o mês de novembro do ano passado estão realizando o curso de formação em Bento Gonçalves, nas dependências do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), iniciaram na noite da última terça-feira, dia 26, mais uma etapa do processo de formação: o estágio operacional supervisionado nas ruas da cidade. 

Após serem submetidos, nos primeiros meses do curso, a diversas disciplinas fundamentais, como o uso e emprego de arma de fogo, defesa pessoal e noções de policiamento ostensivo, os novos soldados iniciam a parte prática da atividade policial, sempre acompanhados e supervisionados por um policial militar com experiência. Os alunos, distribuídos em duplas, estão sendo empregados em locais de grande circulação e concentração de pedestres e estabelecimentos comerciais, reforçando o trabalho da Brigada Militar no combate à criminalidade e na prevenção, principalmente, de furtos e roubos. Dessa forma, aprendem na prática sobre a atividade ostensiva.

Primeiras ações


Duas prisões de maior vulto foram realizadas nos primeiros dias do estágio. Na terça-feira, dois indivíduos foram flagrados com drogas durante as abordagens. Os acusados estavam em atitude suspeita pela região do bairro Planalto e, ao serem abordados e submetidos à revista pessoal, foram localizadas com eles porções de maconha. Os indivíduos, de 19 e 20 anos, têm antecedentes por roubo a estabelecimento comercial, porte ilegal de arma e posse de drogas.

Já na noite de quarta-feira, dia 27, por volta das 19h10, soldados que realizavam patrulhamento a pé no bairro Planalto suspeitaram de um homem que estava próximo a um veículo estacionado na via. Quando se aproximaram para efetuar a abordagem, o acusado rapidamente se desfez de uma chave de fenda e fugiu, sendo acompanhado e detido. A ferramenta foi utilizada para danificar a ventarola de um Ford Corcel que estava estacionado na esquina da avenida Planalto com a rua Borges do Canto. O acusado, de 47 anos, foi preso. Ele é um velho conhecido da polícia e tem vários antecedentes criminais, por furto qualificado (5x), tráfico de drogas (3x), posse de drogas e como foragido da Justiça (2x).