Cães resgatados pelo COMBEA em Bento aguardam novo lar

Cinco cães resgatados de situação de maus-tratos pelo Conselho de Bem-Estar Animal (Combea) de Bento Gonçalves já estão aptos para adoção. Os resgates foram feitos nos últimos meses com o apoio da Patrulha Ambiental e do setor de fiscalização da prefeitura do município. Após um longo período de tratamento, devido a diversos problemas de saúde, incluindo desnutrição, Caramelo, Cacau, Maitê, Pacco e Pirata aguardam um novo lar. Eles estão sendo abrigados em lares temporários, tendo em vista que o município não possui um canil municipal. 

Em um dos casos, três animais foram resgatados da mesma casa no bairro Ouro Verde, após diversas denúncias da comunidade por maus-tratos. Em outro caso, uma fêmea foi retirada dos cuidados de uma mulher que havia abandonado outro cão na entrada de Bento Gonçalves. “Todos foram encaminhados para tratamento e castração pelo COMBEA e aguardam ansiosos um lar com amor”, comenta a presidente Daiane de Mattos. 

Apesar de o conselho ser vinculado à secretaria de Meio Ambiente, a presidente ressalta que o COMBEA não recebe verba da prefeitura. “Meu trabalho é voluntário no conselho”, afirma Daiane. “O que realizamos são campanhas de educação, para disseminar cada vez mais a importância da castração, inibindo maus-tratos e fomentando a ajuda as entidades e protetoras por parte da prefeitura e da comunidade”, esclarece.

A expectativa é que a causa animal passe a ter maior assistência a partir da criação do Código de Proteção Animal, que está em tramitação na câmara. O documento foi tema de uma audiência pública no dia 31/08, na qual dezenas de voluntárias estiveram presentes reivindicando mais atenção à causa animal. Diante da demanda, o Poder Público vem realizando reuniões com representantes da causa, a fim de encontrar soluções para as dezenas de casos atendidos semanalmente por protetoras individuais e ONGs. Conforme adianta Daiane, uma das medidas que está em discussão é ampliar o número de clínicas conveniadas com a prefeitura para castrações e tratamentos. Até então, o município conta com apenas uma clínica conveniada. 

Mais informações sobre os animais para adoção e sobre o trabalho do Combea podem ser obtidas diretamente com Daiane pelo telefone (54) 99923-5333.

Confira os animais disponíveis para adoção:


Maitê
 


Dourado.


Cacau.


Pirata.
 


Pacco.
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.