Cães são encontrados em situação de maus-tratos durante cumprimento de mandado em Bento

Cadela foi resgatada posteriormente pela Patram e já está recebendo atendimento em clínica conveniada com a prefeitura de Bento. Já filhotes não foram localizados pelos policiais

Fotos: Divulgação

*Notícia atualizada às 17h50 do dia 24/03


Uma cachorrinha e seus filhotes foram encontrados em situação de maus-tratos na quarta-feira, 23/03, durante cumprimento de mandados de busca e apreensão referente ao tráfico de drogas em Bento Gonçalves. Policiais da 1ª Delegacia de Polícia se deslocaram até residências no bairro Ouro Verde, onde apreenderam drogas, celulares, dinheiro, uma arma de fogo e materiais relativos ao tráfico. Um casal foi preso e um adolescente de 17 anos apreendido.

Entretanto, durante a operação, na casa onde o adolescente foi apreendido, policiais localizaram a cachorrinha com seus filhotes e entraram em contato com uma protetora da causa animal para auxiliar no resgate. “Como tínhamos outras casas para ir, não conseguimos chamar ninguém para resolver a situação dos animais”, escreveu uma policial em contato com a protetora.

Diante dos fatos, a voluntária passou a articular com a prefeitura de Bento Gonçalves e a Polícia Ambiental (Patram) o resgate e tratamento dos animais. Na manhã desta quinta-feira, 24/03, uma guarnição da Patram teria se deslocado ao endereço, mas apenas encontrou a cachorrinha no local. A suspeita é que alguém tenha “sumido” com os cães filhotes. “Uma testemunha apenas informou que ontem mesmo [23/03], durante a noite, os animais ‘sumiram’ do imóvel”, informou a Patram.

A cachorrinha foi resgatada pela guarnição da Polícia Ambiental e encaminhada para uma clínica veterinária conveniada com a prefeitura de Bento, no município de Farroupilha. Ela estava bastante debilitada.

O delegado Fernando Cruz Alexandre, que está respondendo temporariamente pela 1ª DP de Bento, informou ao SERRANOSSA que já determinou a instauração de inquérito policial para apurar o caso. “Primeiramente, ao contrário do que é informado em outros veículos eu não estava presente no momento do cumprimento dos mandados de busca. Dito isso, importante esclarecer que os agentes policiais estavam cumprindo mandados de busca e apreensão numa situação de alto risco, havendo informações de criminosos armados. Inclusive, um dos presos possuía arma de fogo com numeração raspada”, comentou.

“Importante salientar que a Polícia Civil possui uma postura de respeito aos direitos dos animais e vem combatendo esse crime. Inclusive, há poucos dias, realizei a primeira prisão em flagrante pelo crime de maus-tratos no Município de Bento Gonçalves. Determinei a instauração de procedimento policial para apuração dos fatos e de eventuais maus-tratos aos animais, dessa forma os fatos noticiados serão apurados e os responsáveis punidos”, acrescentou o delegado.


A policial que teria contatado a protetora para solicitar ajuda aos animais informou que não foi possível, durante o cumprimento do mandado, verificar quem propriamente seria o tutor dos animais. “Parece que a cachorrinha era do proprietário da residência”, comentou.

A mulher, de 22 anos, presa durante a operação, foi solta ainda nesta quinta-feira, 24/03. Já o homem, de 23 anos, teve prisão preventiva decretada e segue recolhido ao presídio. O adolescente foi liberado após registro dos fatos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.