Câmeras de videomonitoramento modelo 360º são instaladas na Praça Vico Barbieri

Atualmente, Bento Gonçalves já soma 137 câmeras em diferentes pontos e localidades do município

Foto: Rodrigo De Marco/Prefeitura Bento

A Prefeitura de Bento Gonçalves, através da secretaria de Segurança (SEMSEG) e a Coordenadoria de Tecnologia de Informação e Comunicação (CTEC), realizou a instalação de duas novas câmeras de videomonitoramento no município. Os equipamentos foram instalados nas dependências da Praça Vico Barbieri, na área central, com objetivo de ampliar a segurança no local.

São duas câmeras modelo Speed Done, que possui zoom óptico, se movimentam por 360º e podem ser controladas de forma remota pelo Centro Integrado de Operações da Brigada Militar, podendo ter alcance de 250 metros. Atualmente, Bento já soma 137 câmeras em diferentes pontos e localidades do município.


O processo de instalação dos equipamentos está ocorrendo dentro do Planejamento estratégico do Projeto Sentinela. O Diretor do CTEC, Moises Garbin, comentou sobre a instalação das câmeras. “Esses equipamentos representam um elo importante no combate a criminalidade. É a tecnologia fazendo a diferença na união conjunta com o serviço que já vem sendo feito com maestria por nossas forças de segurança.”

O Diretor explica ainda que “estamos trabalhando em conjunto para unir segurança e tecnologia. Com a secretaria de Segurança buscamos novos pontos para a instalação dessas câmeras de videomonitoramento. Da mesma forma que está sendo feito em escolas e creches, estamos também realizando essas instalações em praças públicas. Com a Speed Done será possível fazer todo o monitoramento da praça e trazer mais segurança para a população”.

O secretário de Segurança, Tenente-coronel Paulo César de Carvalho, destacou acerca da importância dos equipamentos. “As câmeras de monitoramento nas praças desempenham um papel importante na segurança pública ao deter ações criminosas e proporcionar um ambiente mais seguro para os frequentadores. Elas podem ajudar a prevenir crimes, identificar suspeitos e fornecer evidências cruciais para investigações. Além disso, a presença de câmeras pode dissuadir comportamentos indesejados e aumentar a sensação de segurança entre os cidadãos. Junto com uma resposta rápida da Guarda Civil Municipal teremos uma paz social naquele ambiente coletivo de responsabilidade da Prefeitura Municipal”.

Ainda de acordo com o secretário, “buscamos a sensação de segurança envolvendo não apenas a implementação de medidas de segurança eficazes, mas também a comunicação transparente sobre essas medidas para os cidadãos, a fim de promover um ambiente onde as pessoas se sintam protegidas e à vontade”.