Caminhos de Pedra bate recorde de visitantes

O Roteiro Cultural Caminhos de Pedra surgiu com o objetivo de preservar o patrimônio material e imaterial da Linha Palmeiro e recebe visitantes desde 1992. Inicialmente, a maioria dos turistas eram oriundos de São Paulo e chegavam até a Serra gaúcha através da CVC e outras operadoras de turismo. Segundo estatísticas da Associação Caminhos de Pedra, nesses 19 anos de funcionamento, já foram recebidos mais de 600 mil visitantes.

Em 2010, o número de turistas que passou pelo roteiro bateu um recorde histórico. Foram computados mais de 58 mil visitantes, sendo os meses de junho, setembro, novembro e dezembro os mais cheios. O público que visita o roteiro em carro particular cresce anualmente numa faixa de 60%, sendo que 40% vem em grupos, normalmente, acompanhados por agências e guias de turismo. A procedência também mudou. Hoje, estima-se que cerca de 70% dos visitantes sejam da grande Porto Alegre, Santa Catarina e Paraná ficando os outros 30% para outros estados e exterior.

O público escolar também merece destaque e cresceu muito, principalmente, no segundo semestre do ano especialmente depois que o roteiro foi declarado patrimônio histórico do Rio Grande do Sul.

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.