Campanha de vacinação contra a gripe inicia nesta segunda-feira na rede pública

Com o slogan “quem lembra da vacina se protege da gripe” inicia na próxima segunda-feira, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a doença. Em Bento Gonçalves, a meta é imunizar 22,5 mil pessoas, ou seja, 80% dos grupos prioritários.

Fazem parte público-alvo crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e doentes crônicos de enfermidades não transmissíveis. As doses serão aplicadas em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. A expectativa é que a procura seja intensa já nos primeiros dias, em razão das 18 mortes já confirmadas no Rio Grande do Sul – sendo duas na Serra Gaúcha. No Estado, a campanha foi antecipada em cinco dias em relação ao restante do país.

No dia 30 de abril, sábado, os postos estarão abertos para a vacinação das 8h às 17h. Neste dia, a Unidade Móvel de Saúde (ônibus amarelo) também estará oferecendo a vacina na Via Del Vino, em frente à prefeitura, das 8h às 16h para adultos e idosos.

Neste ano, uma suspeita já foi descartada e outro paciente aguarda o resultado laboratorial que definirá se a doença tem como agente etiológico os vírus Influenza. O diagnóstico viral é realizado no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Porto Alegre.

(Foto: Carina Furlanetto)

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.