Campanha prioriza idosos

Na 13ª Campanha de Vacinação contra a Gripe, que inicia no dia 25 deste mês em Bento Gonçalves, os idosos são prioridade. A prefeitura e a Secretaria Municipal da Saúde pretendem vacinar mais de nove mil idosos, ou seja, pessoas de 60 anos ou mais. 

O enfermeiro Maichel Manfredini, da Coordenação de Imunizações da Secretaria Municipal da Saúde, explica que o atendimento prioritário ao idoso cumpre as orientações do Ministério da Saúde quanto à vacinação. “Eles serão os mais beneficiados, pois além de proteger contra a gripe, a vacina previne de outras complicações, como os problemas respiratórios”, afirma. Segundo Manfredini, a vacina antigripal contém apenas vírus inativados da influenza, por isso ela não é capaz de causar a gripe, como muitas pessoas acreditam. “Se a pessoa fica doente depois de receber a dose significa que ela pode ter sido contaminada antes da vacinação ou infectada por outros tipos de vírus”, esclarece.

No sábado, 30 de abril, é a data reservada para o Dia D, quando a campanha é intensificada em todos os municípios do Estado juntamente com o restante do país. Neste dia, todas as Unidades de Saúde estarão abertas para a vacinação da gripe. A Unidade Móvel de Saúde de Bento Gonçalves (ônibus amarelo) ficará em frente à prefeitura. Na campanha também estão incluídos outros três grupos para vacinação: crianças com mais de seis meses e menor de dois anos, gestantes e profissionais de saúde.

Josiane Ribeiro

 

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.