Câncer de Mama

Estamos no mês do “Outubro Rosa”, movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, lançado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Neste mês, uma série de eventos são realizados para conscientizar sobre a importância da prevenção e os cuidados que devemos ter com esta doença que tira do nosso convívio milhares de avós, mães, irmãs e filhas, na maioria das vezes de uma forma prematura.
O câncer surge a partir de uma mutação genética, a qual desencadeia um crescimento desordenado destas células invadindo tecidos e órgãos. Existem muitos tipos de câncer, sendo uma doença que vem aumentando significativamente sua incidência e mortalidade. Por isso, prevenir ainda é a melhor opção e o diagnóstico precoce acaba por reduzir muitas vezes cirurgias desnecessárias.
O exame clínico e a mamografia vêm salvando a vida de milhares de mulheres no mundo, e é ainda a melhor forma de rastrear e detectar precocemente o câncer de mama. Em algumas regiões do Brasil, outro recurso vem apresentando resultados maravilhosos para o diagnóstico inicial da doença, a Termografia, que em alguns casos consegue detectar ainda mais cedo o aparecimento destas células malignas.
Em nosso município, algumas entidades fazem um trabalho maravilhoso e de extrema importância para a prevenção e o acompanhamento das pessoas acometidas por esta doença, e já antecipo o nosso agradecimento à Liga de Combate ao Câncer e à Aapecan, entidades sempre tão presentes nas ações da nossa comunidade, que precisam cada vez mais do apoio dos órgãos públicos, já que o câncer é uma das doenças mais tratadas tanto no Sistema Único de Saúde (SUS) quanto na iniciativa privada, sendo assim um problema de saúde pública. 
Portanto é importante salientar que o Outubro Rosa tem um significado muito especial, mas não deve ser o único momento a abordarmos este tema, precisamos cada vez mais conscientizar a nossa população da importância na prevenção e diagnóstico precoce de qualquer tipo de câncer, e nada melhor que trabalharmos junto aos nossos jovens nas escolas e instituições de Ensino Superior, mas não podemos esquecer que uma das formas de prevenir é a busca por hábitos saudáveis, como uma boa alimentação, a prática de atividade física e o abandono ao cigarro e álcool principalmente.
 

Apoio:

 
 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.