• Vinícola Garibaldi
  • Naturepet Pharma
  • Posto Ravanello
  • Envase
  • Debianchi

Candidatos à prefeitura de Bento falam sobre suas visões e propostas

  • Naturepet Pharma
  • Ótica Debianchi Lente em Dobro
  • Vinícola Garibaldi
  • Envase

Faltam 15 dias paras as eleições municipais 2020 e os candidatos à prefeitura de Bento Gonçalves estão finalmente definidos. Após ações judiciais solicitando a impugnação da candidatura de três dos concorrentes, ficou mantido o número inicial de candidaturas: serão nove nomes disputando o cargo. São eles Alcindo Gabrielli do MDB (15), Camerini do PSB (40), Delegado Álvaro Becker do DEM (25), Diogo Siqueira do PSDB (45), Marcio Possan do PT (13), Paulo Caleffi do PSD (55), Pozza do PSC (20), Tesser do Cidadania (23) e Volmar Giordani do PRTB (28). O jornal SERRANOSSA apresentou três questões centrais aos nove candidatos, a fim de conhecer suas personalidades e suas propostas para Bento Gonçalves.

Alcindo Gabrielli (MDB)


 

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Quero retornar à vida pública para administrar o nosso querido município porque acredito que uma das formas de cuidar das pessoas é através da política séria e decente. Respeitando o dinheiro público, ouvindo nossa comunidade e criando mecanismos de fiscalização comunitária de nossas ações. Fui vereador por dois mandatos, vice-Prefeito e Prefeito de Bento Gonçalves de 2005 a 2008.  Em 2019 exerci a função de Diretor de Economia Solidária junto ao Governo do Presidente Bolsonaro. Sei que o presente exige um olhar diferente para enfrentar este desafio. Gestão, planejamento, projetos, obras e serviços com uma equipe de trabalho preparada e competente. Vamos focar nas áreas mais prioritárias do nosso município para contribuir para a geração de empregos e a melhoria da qualidade de vida. Certamente, a prioridade número um será a educação. 

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema? 

O principal desafio de Bento Gonçalves é o da definição de um Plano Municipal de Mobilidade Urbana. Precisamos de um  conjunto organizado e coordenado dos modos de transporte, de serviços e de infraestruturas que garanta os deslocamentos de pessoas e cargas no Município. Uma cidade que resolve os problemas da mobilidade urbana beneficia toda a sua população. Nossa ação será implementar o Plano de Mobilidade Urbana com a participação das entidades, instituições e conselhos ligados até o final de 2022.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

– Priorizar o asfaltamento no interior e melhorias na infraestrutura dos distritos.
– Conclusão do hospital Municipal. Atendimento médico 24h e disponibilização de remédios nas UBS’s da cidade e do interior.
– Ampliar o número de vagas nas escolas de educação infantil e ampliar as escolas de turno integral.
– Viabilizar a rede trifásica, telefonia e internet para as localidades do interior.
– Ampliar o número de câmeras de videomonitoramento.
– Promover ações e programas de acolhimento de animais abandonados.
– Construir um centro de acolhimento para idosos.
– Dar mais suporte para pessoas com necessidades especiais.
– Apoiar o esporte e o lazer em suas diferentes modalidades na cidade e no interior.

Camerini (PSB)


 

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Sou candidato a prefeito, nasci em Bento Gonçalves, sou casado com a Fisioterapeuta Rachel Casagrande e pai de Luiza. Tenho graduação em Gestão Pública, acadêmico de direito e fui Presidente do Diretório Acadêmico UCS/CARVI. Tive uma grande experiência em órgãos e entidades da comunidade, atuando em diversos conselhos municipais e entidades do município. Fui eleito vereador por 2 mandatos e institui a Frente Parlamentar em Defesa da Saúde. Apresentei mais de 5.000 proposições, sendo o vereador que mais apresentou projetos e pedidos na Câmara de Vereadores, o que aproxima ainda mais da população. Uma de minhas virtudes é a grande vontade de trabalhar, lutar pelos direitos da população e ser um prefeito presente nos bairros e comunidades do interior. O meu grande sonho é de tornar realidade a conclusão do hospital público do trabalhador, sendo que acompanhei desde a colocação da pedra fundamental e este é um dos meus compromissos.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema? 

Acredito que no momento principal é na área da saúde que tem atingido muitas famílias do município. É necessário melhorar a gestão dos recursos públicos na saúde, com a redução das filas de espera das cirurgias, agilidade nos tratamentos especializados e conclusão do Hospital Público como forma de minimizar os atuais problemas de saúde. 

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

Concluir o Hospital Público do Trabalhador e incentivar o retorno de um Hemocentro em Bento para coleta e doação de sangue; proporcionar maior número de cirurgias eletivas e emergenciais principalmente por meio de mutirões de atendimento, a fim de reduzir as filas de espera; aumentar o investimento na educação infantil com a ampliação de vagas pautadas no contínuo crescimento da qualidade, garantindo a universalização das crianças de quatro a cinco anos e ampliação no atendimento na faixa de zero a três anos; buscar mais apoio para a Brigada Militar e Polícia Civil do município, propiciando o retorno do antigo policiamento comunitário; incentivar o esporte amador; implantar o sistema de tarifa única no transporte público coletivo; implantar políticas públicas na causa animal, como: banco de ração e mais atendimentos na castração de animais de rua; apoiar o desenvolvimento do turismo e melhorar a mobilidade urbana e revitalização das estradas do interior.

Delegado Álvaro Becker (DEM)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Sou um homem comprometido com a população, sério, honesto, trabalhador, respeitoso e de bons costumes. Família em primeiro lugar. Creio em Deus e sou adepto da disciplina e da hierarquia.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?

O maior problema em Bento Gonçalves é na segurança. Hoje a cidade está entre as vinte cidades mais violentas e isso tem que mudar. Temos que investir forte nesse setor e devolver para a cidade a paz social que merecemos, usando a Inovação, a Tecnologia e a Integração dos Órgãos de Segurança.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

– Investir na segurança, criando o cercamento eletrônico com câmeras de última geração para controlar o fluxo de veículos e pessoas nas estradas, praças, prédios públicos e ruas da cidade; 
– criar as vagas que faltam nas creches, construir creches onde se faz necessário, como é o caso do Bairro Zatt; 
– criar creches noturnas e de finais de semana; 
– colégios municipais com turno integral; 
– trazer uma escola cívico-militar; 
– capacitar, ampliar e valorizar os serviços nas UPAS, Postos de Saúde e Unidade Básicas, incentivando a Estratégia da Saúde Familiar; 
– criar a Farmácia Pública 24 horas, médicos pediatras e de outras áreas nos postos de saúde; 
– tarifa única para o transporte público; mais transporte nos horários de pico; 
– melhorar a mobilidade urbana com novas rotas, aberturas de ruas e utilizar sinaleiras inteligentes para controlar o trânsito.
 

Diogo Siqueira (PSDB)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Me preparei muito para isso. Minha formação é cirurgião-dentista pela UFRGS, o que me deu a oportunidade desde cedo de conviver de perto com a comunidade e entender seus anseios. Assim como 51% dos moradores, vim para cidade buscando oportunidades de trabalho, e aqui fui acolhido. Fui Prefeito reeleito de Santa Tereza. Desde 2017, aceitei o desafio de conduzir a Secretaria da Saúde. Na pasta qualificamos o setor, modernizamos estruturas, descentralizamos atendimento. E neste ano, enfrentamos um dos maiores desafios da atualidade com a pandemia do Coronavírus tornando a cidade referência no combate à doença pela gestão inovadora, responsável, ágil e eficaz. Essa experiência precisa ser levada para Bento Gonçalves seguir no rumo do desenvolvimento. Por isso, vote 45. 

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?  

A logística é um dos principais desafios. A melhoria disso parte de um planejamento, já foi realizado o asfaltamento de diversas vias, mas ainda precisa ser feito muito mais. Vamos ampliar a pavimentação de ruas na cidade e interior, oferecer subsídios para o transporte público, tornando a passagem mais barata, e aumentando o número de pessoas que utilizam o meio de transporte. 

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

O caminho que Bento escolheu seguir nos últimos anos é o que eu acredito ser o melhor para o futuro de nossa gente. Por isso quero ser prefeito para fazer ainda mais. Na saúde vamos ampliar o Complexo Hospitalar. Para educação vamos utilizar toda experiência adquirida na pandemia, com as aulas online, e criar o programa Saber digital para reforço escolar dos alunos com dificuldade de aprendizado. Na segurança implantaremos o programa Sentinela, que visa fortificar as nossas forças de segurança, ampliar o videomonitoramento com câmeras inteligentes, ampliar o efetivo da Guarda Civil. Também vamos trabalhar para fortalecer o empreendedorismo, tornar nossa cidade capital do Turismo, fortificar o trabalho do homem do interior e criar um amplo programa de qualificação de vias. Temos propostas concretas, compromissos verdadeiros. Precisamos continuar este ciclo de prosperidade e ainda fazer mais por esta terra que acolhe a tantos e é motivo de orgulho pra todos nós.
 

Marcio Possan (PT)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Estou preparado para assumir essa importante responsabilidade de administrar Bento Gonçalves. Sou formado em Psicologia e pós-graduado em Saúde Pública e em Trânsito – Gestão da Mobilidade Urbana. Trabalhei muito tempo na assessoria no sistema de transporte rodoviário e transporte coletivo urbano. Atuei em Curitiba por 13 anos dentro dos processos de Gestão Urbana na Câmara Legislativa Municipal, Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Transporte Coletivo de Curitiba e Região Metropolitana e em Clinicas de Avaliação Psicológica para obtenção da Carteira de Habilitação. Sou um cidadão de Bento Gonçalves, que entende o que a população precisa e que para uma boa governabilidade não pode haver distinção no atendimento.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema? 

O principal problema é que a população não tem mais voz ativa. Não participa, não é recebida, não é ouvida. Vamos retomar o Orçamento Participativo, com reuniões em todos os bairros e localidades do interior. O OP foi implantado em nossa gestão e muitas obras e melhorias foram decididas com a participação dos moradores. Nossa população merece estar junto a frente das decisões que somam melhorias, infraestrutura, segurança, qualidade de vida, enfim, o que Bento precisa para ser mais humana e feliz.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

Bento Gonçalves precisa retomar seu crescimento e desenvolvimento. Nos últimos oito anos, o município, e consequentemente sua população, perdeu muitos recursos conquistados para obras importantes como a Cozinha Comunitária, o centro de Cultura e Biblioteca Pública, o Centro de Alto Rendimento, sem falar no total descaso com o Hospital do Trabalhador. Não podemos nos dar o luxo de devolver recursos conquistados por questões partidárias. Isso é pensar pequeno e não ter a visão que um administrador público deve ter, que é o olhar pelo coletivo. Por isso, uma das primeiras ações, dentre muitas que são necessárias, está a retomada da central de projetos, criada na gestão de Lunelli, para retomarmos o que foi deixado na gaveta e reconquistarmos o que foi perdido.

Paulo Caleffi (PSD)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Sou professor, economista e advogado, e, como especialista em logística, me profissionalizei como gestor na área de transportes, com dedicação às políticas setoriais através das entidades setoriais. Sou candidato a prefeito porque a cidade precisa de uma gestão renovada e eficiente. Acredito que ser gestor é dar dignidade às pessoas, e que uma gestão eficaz se faz ouvindo as pessoas permanentemente. Conheço e aceito as responsabilidades do homem público, sobretudo nesse momento de desacerto e ansiedade. Acredito no diálogo e tenho fé no futuro. Ser escolhido para liderar a construção desse novo tempo, mais justo e digno, é uma honra e também um enorme desafio.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?

Um dos principais desafios da cidade nos próximos quatro anos será a geração de empregos. Confio que a prefeitura pode atuar como incentivadora. Esta cidade precisa de pleno emprego, e por isso precisa de uma boa gestão, para criar mecanismos que incentivem a permanência das empresas e facilitar a abertura de novas empresas, com ênfase nas micro e pequenas empresas, eliminando a burocracia, isentando taxas e celerizando processos, capacitar mão-de-obra através de parcerias para atender a demanda do mercado.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

Nosso Plano de Governo é dividido em dois eixos estratégicos. O primeiro trata do desenvolvimento social, voltado aos serviços públicos e direitos sociais. Engloba questões como ensino infantil e fundamental, atendimento médico, habitação e urbanização, assistência social, proteção aos idosos, deficientes, mulheres e crianças, prevenção à violência e às drogas e outras ações. O segundo eixo trata do crescimento econômico e contempla ações voltadas à fluidez urbana, infraestrutura e sustentabilidade, além de estímulos ao ambiente econômico. São temas a requalificação de espaços públicos, zeladoria urbana, transporte e mobilidade, atração de investimentos, geração de empregos, empreendedorismo, cultura e turismo, recursos hídricos, saneamento e coleta seletiva, entre outros. Tudo regido sob a orientação de uma nova forma de governar, baseada na eficiência e na transparência, focando temas como planejamento e contas públicas, controle, corregedoria e transparência, descentralização, novas tecnologias e gestão de processos, atendimento ao cidadão e avaliação de serviços, por exemplo.
 

Pozza (PSC)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Tenho uma longa experiência de vida política junto ao povo e uma formação acadêmica na área de arquitetura e urbanismo, que acredito que podem contribuir para o desenvolvimento de Bento, tendo a formação apropriada para projetar de uma simples residência a organizar uma cidade em suas diversas áreas e particularidades, como lazer, estrutura, saneamento básico, trânsito, zonas industriais e impactos ambientais.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?

Um dos maiores problemas de Bento é a trafegabilidade. Sua qualidade deve ser tratada como fator de competitividade para o desenvolvimento econômico da cidade, que inclui, também, o interior e as demandas dos produtores rurais. Nesta mesma linha, intensificarei a “descentralização”, desenvolvendo economicamente as regiões periféricas tornando dispensável o deslocamento do cidadão ao centro da cidade.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

Entre meus primeiros atos, está a adesão imediata do município ao Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Na Saúde, aplicar projetos de saúde pública preventiva, ampliar atendimentos médicos e de exames, incluso a domicílio, e telemedicina. Na Segurança, buscar a integração das tecnologias e inteligências policiais. Na Educação e Cultura, prezar pela moralização da sociedade, educação familiar e valorização do professor como autoridade em sala de aula. Revisar o Plano Diretor. Promover a desburocratização e digitalização de todos os serviços públicos municipais prestados ao cidadão. Aplicar todas as medidas necessárias e possíveis para a geração de empregos e inovação a Bento, para garantir, com a força do nosso povo, o caminho do desenvolvimentismo da cidade em tudo o que ela possa oferecer de exemplo ao Estado e ao Brasil.

Tesser (CIDADANIA)


 

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Tenho uma visão global e estratégias para administrar o município, foco em planejamento, verificação, fiscalização e execução de tarefas, facilidade em negociações e firmar parcerias, priorizo o aprendizado contínuo e a inovação. Sou servidor concursado, atuo na Secretaria de Finanças e me preocupo com o destino dos nossos recursos, pois a prioridade é entregar qualidade de vida a nossa população. Sou Empresário e Gestor Público, com Pós Graduação em Direito, Vereador por dois mandatos. Fui Secretário Municipal da Administração e do Meio Ambiente. Suplente de Deputado Federal. Atuei na Secretaria da Micro e Pequena Empresa do nosso Estado. Implantei o Projeto Programa Gaúcho Microcrédito, ajudando milhares de micro e pequenas empresas da região. Fui responsável direto da Criação do FAPSBENTO.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?

A Saúde, pois há deficiência em filas de exames, consultas, cirurgias eletivas, postos de saúde fechados, falta de profissionais e de médicos especialistas, falta de medicamentos e farmácia que não atende 24 horas.

Sugestão: a conclusão e certificação do Hospital Comunitário, farmácia e exames 24 horas, promover concurso público aos profissionais para suprir as demandas, informatizar o sistema de saúde, aquisição de suprimentos e equipamentos, padronizar o atendimento, reduzir às filas e devolver a dignidade à população de Bento Gonçalves.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

-Prefeitura de portas abertas, para ouvir a população.
-Conclusão e certificação do Hospital Comunitário.
-Mais creches e atendimento 24 horas, escolas com contra turno.
-Enxugar a máquina pública, redução dos cargos de confiança e governar para o povo.
-Fomentar e apoiar o esporte em todas as modalidades.
-Apoiar e dar condições de infraestrutura ao nosso interior.
-Participar efetivamente e trazer recursos para o Turismo.
-Implementar um plano estratégico para a mobilidade urbana e criar as ciclovias.
-Estimular o empreendedorismo.
-Criar o Núcleo de Justiça Comunitária, ampliando a rede de proteção e acolhimento das mulheres.

Volmar Giordani (PRTB)

Quais as suas qualidades, experiências e formações que deverão fazer de você um prefeito competente para Bento Gonçalves?

Meu compromisso com o trabalho me qualificam para ser um excelente gestor público. Sou técnico em contabilidade, técnico em TI, com 30 anos de profissão. Como comerciante aprendi a valorizar as pessoas, dar atenção, atender suas necessidades, entregar um serviço ou produto com excelência, trabalhar em grupo, ter metas e fazer mais com menos e com qualidade.

Em sua opinião, qual é o principal problema do município atualmente e qual sua sugestão para melhorar esse problema?

O problema começa na gestão, a quantidade de pessoas sem rumo, o desperdício, a falta ou descumprimento de metas e projetos que não saem do papel.

Quais são suas principais propostas para Bento Gonçalves?

1. Gestão enxuta, eficaz e eficiente com tecnologia de ponta.
2. Instalação de um hospital universitário com parceria público- privada.
3. Cercamento eletrônico juntamente com os órgãos de segurança pública.            
4. Escola cívico-militar.
5. Reabertura de creches e escolas.
6. Duplicação da BR     470 com apoio do governo federal.
7. Asfaltamento das principais vias do interior.
8. Mercado público como centro turístico.
9. Revitalização do centro, paisagismo, rua coberta e área de lazer nos bairros.
10. Apoio às entidades e clubes de serviço.