Carvi sediou Conferência Municipal

No último dia 15, sob o Tema “Comida de verdade no campo e na cidade: por direitos e soberania alimentar”, aconteceu a 3ª Conferência Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Bento Gonçalves, preparatória para a Conferência Estadual a ser realizada em Porto Alegre – de 19 a 21 de agosto – e para a 5ª Conferência Nacional, em Brasília, entre os dias 3 e 6 de novembro.

O evento teve como objetivo ampliar e fortalecer os compromissos políticos para a promoção da Soberania Alimentar, garantindo a todos o direito humano à alimentação adequada, assegurando a participação social e a gestão intersetorial no sistema, na política e no plano nacional de segurança alimentar e nutricional. A conferência contou com a presença do vice-prefeito, Mario Gabardo, da secretária de Habitação e Assistência Social, Rosali Faccio Fornazier, de outras autoridades convidadas, dos membros do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, dos delegados e do público em geral.

O palestrante da Conferência foi Edni Oscar Schroeder, presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do RS, que discorreu sobre o tema. O evento foi promovido pela prefeitura de Bento Gonçalves, através da secretaria municipal de Habitação e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea BG).

Campus Universitário da Região dos Vinhedos lança o Programa UCS Sênior
A experiência já consolidada em Caxias do Sul, que hoje reúne 1,1 mil participantes, começa a ser implantada nos campi da Região dos Vinhedos, da Região das Hortênsias e de Vacaria. Na próxima quarta-feira, dia 24, no Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), acontece o lançamento do Programa UCS Sênior, um programa voltado para pessoas adultas ou idosas interessadas em vivenciar experiências significativas de aprendizagem e interação social no ambiente universitário. 

O lançamento será às 14h, no auditório do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Na ocasião, a professora Verônica Bohn, especialista no tema, falará sobre “O envelhecimento ativo no século 21: universidade e sociedade assumem novos papéis”.

O programa foi concebido e alicerçado em base pedagógica e de caráter multidisciplinar e tem como diretriz a educação e a longevidade, visando elevar a qualidade de vida da população.

A implantação do Programa no Carvi estende à comunidade regional a possibilidade de usufruir de uma experiência enriquecedora sobre como envelhecer sem perder o prazer de aprender, criar e conviver.

Curso sobre como prospectar o mercado internacional
O Carvi realiza, nos dias 3 e 4 de julho, o curso de extensão “Como prospectar o mercado internacional”, destinado a acadêmicos e profissionais de Comércio Internacional e interessados na área. A atividade tem como objetivo possibilitar aos participantes uma visão estratégica para a busca de clientes e parceiros no mercado internacional, propiciando à empresa agregar valor competitivo, posicionando-se de forma adequada no mercado internacional. O curso será ministrado por Eduardo Leal Teixeira, sócio da A-Grow Gestão Estratégica em Comércio Exterior. Informações no site www.ucs.br, no link Extensão.

UCS promove conferência com Leonardo Boff
O Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul – SeminTUR – ocorre entre os dias 2 e 4 de julho, na Cidade Universitária, em Caxias do Sul. O SeminTUR é promovido e organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Turismo e Hospitalidade da UCS e, na conferência de abertura, a UCS promoverá uma Roda Temática de Conversação com a presença do teólogo, escritor e professor Leonardo Boff, que falará a respeito do tema ‘Hospitalidade, Ética e Turismo’. O evento acontece dia 2, às 19h40, no UCS Teatro.

O professor Pedro de Alcântara Bittencourt César, coordenador-geral da oitava edição do SeminTUR, diz que a conferência com o teólogo Leonardo Boff é o ponto alto da abertura do evento e é voltada à população em geral. “Há um grande interesse da universidade em incentivar a participação de acadêmicos e da comunidade nesse encontro. Dessa forma, o acesso é facilitado por meio da doação de 1Kg de alimento não perecível”, destaca o professor.

Mais  informações podem ser obtidas no site www.ucs.br, no link Eventos.

UCS TV vence Prêmio Futura de Jornalismo
A UCS TV conquistou o Prêmio Futura de Jornalismo. O anúncio dos vencedores ocorreu no último dia 11, em Brasília, durante o 8º Encontro de Jornalismo em Rede do Canal Futura. A premiação faz referência à reportagem da série “Alimentos na Mesa dos Brasileiros”, exibida no Jornal Futura em março de 2015.

Em cerca de quatro minutos e meio, a matéria conta a história do tomate no mundo e fala da importância da cultura agrícola para a região da Serra Gaúcha. O trabalho foi produzido pelo repórter Róger Ruffato, pelo cinegrafista Juares Franco e com videografismo de Rafael Moschen.

A diretora de programação da UCS TV, Adriana Antunes, esteve em Brasília para receber a premiação e reforça a importância da conquista para a emissora. Conforme ela, o resultado demonstra que a parceira mantida com o Canal Futura, desde 2010, vem dando certo. “A reportagem vencedora sintetiza a linguagem do nosso canal, que agrega a temas universais um conteúdo de interesse regional, com proposta estética e visual inovadora, abordando pesquisa e trabalhos desenvolvidos na própria universidade”, ressalta.

Novidades
Adriana Antunes destaca, ainda, que no próximo semestre o Programa Rede de Olhares, exibido diariamente para a região, ganhará uma edição semanal na grade nacional do Canal Futura. Um Núcleo de Curadoria Interno foi criado para discutir e acompanhar o projeto, que levará o nome da UCS para o restante do Brasil.

Além disso, um novo programa está sendo preparado. O UCS Conhecimento vai tratar diretamente das pesquisas desenvolvidas na universidade. O novo espaço na grade de programação contará com propostas acadêmicas que dialogam com a comunidade. O objetivo é abordar temas e problemas que são parte da realidade da população e mostrar como eles são trabalhados em pesquisas na instituição. Os primeiros resultados devem ser veiculados no próximo semestre.

Em Bento Gonçalves, a programação da UCS TV pode ser acompanhada pelo Canal 15 NET e 18 UHF.

É proibida a reprodução, total ou parcial, do texto e de todo o conteúdo sem autorização expressa do Grupo SERRANOSSA.

Siga o SERRANOSSA!

Twitter: @SERRANOSSA

Facebook: Grupo SERRANOSSA

O SERRANOSSA não se responsabiliza pelas opiniões expressadas nos comentários publicados no portal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.