Catedral Diocesana ganha novo site totalmente integrado ao sistema diocesano

Lançamento aconteceu na Missa das 19h do domingo, 17/07, recordando a importância da unidade e cooperação entre a Igreja diocesana e as paróquias

Foto: Diocese de Caxias do Sul

A Catedral Diocesana de Caxias do Sul – Paróquia Santa Teresa D’Ávila apresentou, na Missa das 19h, do domingo, 17/07, seu novo site. O novo portal, que está no ar em www.catedraldecaxias.org.br, faz parte do projeto diocesano de comunicação e está totalmente integrado ao site da Diocese de Caxias do Sul. A integração favorece a unidade da Igreja e aprimora o fluxo de informações.

A apresentação foi feita pelo assessor de comunicação da Catedral e da Diocese de Caxias do Sul, Felipe Padilha, que destacou que o projeto diocesano nasceu no início do segundo semestre de 2021, quando o Papa Francisco lançou a proposta do Sínodo sobre a Igreja que é comunhão, participação e missão. Ele destacou importância da unidade e cooperação entre a Igreja diocesana e as paróquias.

O pároco, padre Volnei Vanassi, salientou que há muita procura por informações nas redes sociais da Catedral e o novo site traz os itens de forma clara e explicativa. “Nós temos muita procura por diversas demandas, sobretudo a Cidadania Italiana, com os documentos que a Catedral tem, até os horários de Missas, das diversas pastorais, batizados, casamento e também a programação da Paróquia São Leonardo Murialdo, que é atendida agora pela Catedral. É um espaço onde podemos acessar e ver a vida da nossa paróquia. Por isso, obrigado à equipe de comunicação”, concluiu recordando que o investimento é fruto dos recursos do dízimo.

Com isso, por meio de filtros, as matérias e demais conteúdos produzidos pela Catedral, instantes depois da publicação, após a curadoria da Assessoria de Comunicação, estarão à disposição da comunidade no website da Diocese de Caxias do Sul. Além disso, a integração possibilita o caminho inverso: as matérias produzidas pela Diocese também poderão ser aproveitados no portal da Catedral Diocesana.

A integração não contempla somente as notícias, mas também a organização paroquial e do clero que, a partir do guarda-chuva do site da Diocese, também ficará automaticamente organizada nas plataformas. Esta iniciativa é da Assessoria de Comunicação da Diocese de Caxias do Sul e da Catedral Diocesana e está em execução pelas agências Webde Criação e Desenvolvimento e Finis Comunicação e Marketing. 

O projeto

O ponto de partida de todo o projeto de integração foi o mapeamento, realizado nos meses de abril e maio de 2021, que pontuou um crescimento de ações de comunicação nas paróquias, sobretudo em virtude da pandemia da Covid-19. Durante o período do levantamento, 78% das 73 paróquias da Diocese de Caxias do Sul, isto é, 56, estavam realizando ações de comunicação pelas redes sociais, tais como mensagens semanais, transmissão de Missas e demais postagens.

Na sequência, a Diocese buscou parcerias para a elaboração do novo site, que permitisse a integração entre as ações paroquiais. Antes disso, no entanto, foi pensada uma plataforma para que os serviços diocesanos, tais como: Iniciação à Vida Cristã, Coordenação de Pastoral, Pastoral Vocacional, Setor Juventude, Setor Família e Pastoral Litúrgica, possam estar todos reunidos no portal diocesano. Em 10 de dezembro de 2021 foi lançado o novo site da Diocese e quatro dos seis ‘hotsites’  já estão no ar. 

A intenção também é que o portal diocesano seja como que um “guarda-chuva”, sob o qual as demais paróquias e santuários possam construir seus websites e, ao mesmo tempo, serem alimentados pelas propostas diocesanas e contribuírem com notícias relevantes a partir da sua realidade. Assim, com valores mais acessíveis, as paróquias que desejarem poderão aderir ao projeto, que estará integrado à missão da Diocese de Caxias do Sul.

Para se ter um exemplo, o Santuário de Caravaggio já lançou seu portal, também integrado à Diocese e, no início de agosto, Paróquia São Pelegrino também irá apresentá-lo à comunidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.