CDL Caxias lança projeto inédito no Brasil

A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Caxias do Sul lançou recentemente um projeto pioneiro de combate à inadimplência. A cidade será a primeira no país a ter o Balcão de Negociação, que busca encurtar os caminhos do consumidor que quer quitar suas dívidas. Assim, a Câmara fica autorizada pelo comerciante a mediar diretamente o pagamento dos valores devidos.

O Balcão de Negociação está funcionando desde janeiro como projeto-piloto e tem se mostrado eficiente. Em média, são atendidas 20 pessoas por dia. No departamento de cobrança ao qual o balcão está vinculado, constam 35 mil CPFs e já foram recuperados mais de R$ 1 milhão em dívidas. Além disso, foram realizados mais de 225 mil contatos com cidadãos inadimplentes. “O projeto experimental teve um comportamento muito positivo e várias entidades e empresas se mostram dispostas a utilizar esse novo serviço”, enfatiza o presidente da CDL Caxias, Paulo Ricardo Magnani.

Para o consumidor, o principal benefício é acabar com a burocracia na hora de tirar o nome do temido SPC. “O objetivo é trazer esse cliente de volta para o comércio, além de resgatar valores para o lojista. Nossa grande função é fortalecer a relação entre essas pessoas e os comerciantes”, destaca Diego Biglia, diretor do departamento de cobrança da CDL. A situação é positiva em todos os aspectos. A diminuição da inadimplência reduziria também o custo para os lojistas e, assim, os preços ao consumidor também tendem a cair.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Bento Gonçalves (CDL/BG) não conta, no momento, com a mesma campanha. No entanto, a entidade tem pleno interesse em estimular a conciliação e repactuação de dívidas entre consumidores e lojistas, tornando habilitados ao crédito aqueles consumidores registrados como inadimplentes no SPC, de acordo com a presidente, Helenir Bedin. “Os lojistas locais estão abertos a negociações, para isso, basta que o inadimplente interessado procure a entidade ou a loja com a qual tem dívida”, salienta. Para tal negociação, Helenir garante que as lojas associadas à entidade acertam a dívida com juros especiais.

Leia a matéria completa na edição impressa desta sexta-feira.

Siga o SerraNossa!

Twitter: http://www.twitter.com/serranossa

Facebook: Jornal SerraNossa

Orkut: http://www.orkut.com.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.